» » Simulado geral de emergência do Polo de Camaçari foi realizado de forma virtual

 O treinamento aconteceu na manhã de hoje, dia 26 de outubro.

O Comitê de Fomento Industrial de Camaçari (Cofic) e a Braskem realizaram conjuntamente na manhã de hoje (26 de outubro) um exercício simulado geral para controle de emergência no Polo Industrial de Camaçari. Assim como no ano passado, o simulado aconteceu em ambiente virtual por causa do cenário atípico da pandemia. O treinamento teve por objetivo avaliar os procedimentos coletivos de segurança e de comunicação do Plano de Contingência do Polo (PCP), especialmente quanto ao acionamento e utilização dos recursos técnicos disponíveis no Plano de Auxílio Mútuo – PAM, e no Plano de Atendimento Médico Emergência – Pame, mantidos pelas empresas que operam no complexo industrial.

 

O simulado contou com a participação de cerca de 60 empresas do Polo, além dos parceiros externos, como a Companhia Independente de Policiamento Especializado - Cipe, o 12o Batalhão da Polícia Militar, a 36ª Companhia da Polícia Militar, a 1ª Companhia da Polícia Rodoviária, a Defesa Civil de Camaçari, a Superintendência de Trânsito e Transporte Público (STT) de Camaçari, a Concessionária Bahia Norte e CCR Metrô.

 

O treinamento se baseou em uma ocorrência fictícia na Braskem Q1 que poderia afetar todo o complexo industrial. “Foi simulada uma ruptura da linha de fundo do FB-1006 (esfera de butadieno), levando ao vazamento de butadieno, com formação de incêndio em nuvem e potencial de explosão”, conta Narciso Ruzzarin, coordenador de Segurança de Processo e Resposta a Emergência Braskem BA, ressaltando que exercícios como este “nos ensinam como melhor atuar na gestão de uma condição potencialmente indesejada para a segurança das pessoas que atuam no Polo de Camaçari”.

 

Para garantir o sucesso do simulado, o grupo de trabalho realizou todos os estudos preliminares, alinhado com os profissionais das empresas e parceiros. “Foram realizadas reuniões entre as áreas de preparação de emergências das empresas do Polo, com órgãos externos e empresas de apoio, além de um simulado na esfera, com filmagem por drone”, informa Ruzzarin.

 

Segundo ele, o simulado possibilitou exercitar uma condição potencial de crise para o complexo industrial e forneceu elementos sobre como gerenciar essa crise, garantindo a segurança das pessoas, do meio ambiente e das instalações. Tudo isso via plataforma digital, com distanciamento social, ocupando cinco salas virtuais, divididas conforme os tópicos de gestão de crise”. Todas as empresas associadas ao Cofic foram comunicadas para acessar as salas virtuais, além dos órgãos externos. Representando as empresas, participaram do treinamento profissionais das áreas de segurança patrimonial, segurança do trabalho, transporte, área médica e de pessoal.

 

Vale destacar que, além do simulado geral e em consonância com os propósitos da atuação integrada e auxílio mútuo do Plano de Contingência do Polo (PCP), as empresas, individualmente ou em grupo, também realizam treinamentos com o propósito de avaliar os procedimentos de segurança, sistemas de comunicação e nível de entrosamento das equipes técnicas para controle de emergência no complexo industrial.

 

Assessoria de Imprensa - Companhia de Comunicação

Tels: 71 3247-5851/98892-1119 (Antonio Moreno)

Superintendência de Comunicação do Cofic

Tel.: 71 3634-3404/99967-6992 (Erico Oliveira)

SSa. 26.10.2021

«
Anterior
Postagem mais recente
»
Anterior
Postagem mais antiga