» » Balanço da Operação Chuva registra 130 ocorrências

A Defesa Civil, órgão vinculado à Secretaria dos Serviços Públicos (Sesp), divulgou nesta sexta-feira (12/11) o balanço das ações realizadas durante a Operação Chuva. A iniciativa, que envolveu diversas pastas municipais, se deu mediante as fortes chuvas que atingiram a cidade no último final de semana. De acordo com a coordenadoria, foram registradas 130 ocorrências na sede entre os dias 7 e 9 de novembro.

Entre os atendimentos realizados, o órgão atuou em 94 casos de alagamentos, 11 deslizamentos de terra, 14 vistorias técnicas, cinco desabamentos, e seis casos de poda de árvores. Conforme o relatório apresentado, os bairros mais afetados com a chuva foram Nova Vitória, Jardim Limoeiro, Verdes Horizontes, Ficam, Dois de Julho, Centro, 46, Alto da Cruz e Jardim Brasília. Não houve registro de estragos ocasionados pela chuva na costa de Camaçari.

Composta por equipe técnica e operacional, a Defesa Civil contou, na operação, com o apoio de colaboradores das secretarias do governo, totalizando 60 pessoas envolvidas com a ação, que se dividiram em grupos para atender, de forma simultânea e em tempo hábil, aos diversos registros. No domingo (7/11), 82 chamados foram registrados; na segunda-feira (8/11), foram 37 ocorrências feitas; e na terça-feira (9/11), o órgão recebeu 11 chamados.
Para dar apoio à população, o órgão utilizou todo maquinário disponível para promover mais eficiência à operação, a exemplo de uma ranger, uma van, carros pequenos, caçambas, pás carregadeiras, patrol motoniveladora e caminhão munck.

Conforme informações do coordenador da Defesa Civil, Ivanaldo Soares, no domingo choveu 76,8 milímetros de chuva em apenas duas horas, o que equivale a uma quantidade de chuva para um mês inteiro. Apesar da forte chuva, Ivanaldo lembrou que as ações preventivas feitas periodicamente contribuíram para que não ocorressem registros piores. “Trabalhamos de forma preventiva com a limpeza de canais, rios e córregos, além das obras de drenagem que foram realizadas e isso minimizou muito o impacto em relação aos anos anteriores”, disse ao informar que durante a ação, “toda assistência foi dada e não tivemos ninguém desabrigado”, concluiu a avaliação.

A Defesa Civil ressalta que mantém plantão 24 horas, atendendo às solicitações pelo telefone gratuito 199. As pessoas podem ligar ainda para o celular corporativo (71) 98796-9858.

Previsão do Tempo

Para os próximos dias, conforme divulgado pelo Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), a estimativa de chuva para esta sexta-feira (12/11) é baixa, de apenas 5% a cada turno do dia, com temperatura que varia de 25° a 30°. No sábado (13/11) o índice permanece o mesmo da sexta, com alteração apenas na temperatura máxima, que desce para 29°. Já no domingo (14/11) e na segunda-feira (15/11), a previsão é de um percentual muito maior para ocorrência de precipitações, de 90% e 70%, respectivamente. A temperatura mínima nos dois dias será de 24º, e máxima de 28º e 27º, nessa ordem.

Foto: Arquivo
Agência de Notícias
Coordenadoria de Jornalismo e Imprensa
Diretoria de Comunicação - Prefeitura de Camaçari

«
Anterior
Postagem mais recente
»
Anterior
Postagem mais antiga