» » Governo certifica duas novas áreas de soltura de animais silvestres na BA

  Pertencentes à Bracell, espaços naturais ficam nos municípios de Entre Rios e Jandaíra.

Coruja-orelhuda foi um dos animais soltos nas novas Asas / Foto: Acervo Bracell.

Duas novas áreas de soltura de animais silvestres (Asas) foram certificadas pelo Governo da Bahia, por meio do Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema). São elas: o Projeto Cachoeira, no município de Entre Rios, e o Projeto Sergipe, em Jandaíra. Ambas estão em espaços pertencentes à Bracell, que, a partir de agora, torna-se proprietária de três Asas. A primeira a ser certificada, em 2020, foi a Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN) Lontra, também em Entre Rios.

 

Segundo Meryellen Baldim, coordenadora de Meio Ambiente e Certificações da Bracell, esse reconhecimento evidencia a responsabilidade ambiental da empresa, que trabalha para manter a conservação da biodiversidade em suas áreas de preservação. “Esta certificação é mais uma comprovação de que nossas áreas são ambientes adequados para o desenvolvimento das espécies da fauna silvestre”, diz.

 

Especialista em Meio Ambiente da Bracell, o biólogo Igor Macedo acrescenta que as certificações se deram também pela proteção oferecida aos animais. “Essas novas Asas são mais uma oportunidade de dar sobrevida a esses animais que vêm, muitas vezes, de situações inadequadas, como tráfico. Além disso, servem para contribuir para a reintrodução de espécies com diversos status de ameaça de extinção ao ambiente natural”, pontua ele.

 

A primeira soltura de animais nessas áreas aconteceu nesta quarta-feira, 3. Ao todo, foram 14 animais reinseridos: 11 répteis (entre serpentes e lagartos), duas aves (uma cambacica e uma coruja-orelhuda), e um mamífero (papa-mel).

 

Papa-mel - Acervo Bracell.jpeg


Um papa-mel também foi reinserido nesta quarta, 3/ Foto: Acervo Bracell

 

Renovação

 

A empresa também obteve a renovação, por mais dois anos, da Asas da RPPN Lontra, maior área do gênero no Litoral Norte, com 1.377 hectares. O espaço natural também é o único Posto Avançado da Reserva de Biosfera da Mata Atlântica de uma empresa privada reconhecido pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco).

 

A área da Bracell – companhia do grupo RGE, que gerencia empresas com operações globais de manufatura baseadas em recursos naturais – abriga 378 espécies da flora silvestre, 264 espécies de aves, 75 de anfíbios, 57 de cobras e lagartos e 38 de mamíferos. Por esse potencial de biodiversidade, recebeu, em 2020, outros 140 animais reabilitados pelo Centro Estadual de Triagem de Animais Silvestres (Cetas) de Salvador.

 

Bracell

 

A empresa, que faz parte do grupo Royal Golden Eagle (RGE), é uma das maiores produtoras de celulose solúvel e celulose especial no mundo, com duas operações principais no Brasil - em Camaçari (BA) e em Lençóis Paulista (SP). As atividades e modelos de gestão adotados pela companhia estão totalmente comprometidos com o uso sustentável dos recursos naturais, com o objetivo de criar valor para a comunidade, o país, o clima, o cliente e a empresa, de forma permanente.

 

Em 2021, quando a expansão na unidade de Lençóis Paulista, conhecida como Projeto Star, for concluída, a Bracell terá capacidade de produção anual de 2 milhões de toneladas de celulose e empregará cerca de 10 mil colaboradores próprios e terceirizados. Além de suas operações industriais no Brasil, a Bracell possui um escritório de administração em Singapura e escritórios de vendas na Ásia, Europa e Estados Unidos.



Para esclarecimentos adicionais, favor contatar:


https://www.agenciaat.com

ATcom - Estratégia, Relacionamento e Conteúdo

Juracy dos Anjos (71) 99918.9642 l juracy@agenciaat.com

Cinthya Medeiros (71) 99918-9636 I cinthya@agenciaat.com

http://www.agenciaat.com

https://www.facebook.com/agenciaatcom https://www.twitter.com/agenciaatcom https://www.instagram.com/agenciaatcom https://www.linkedin.com/company/agenciaatcom


«
Anterior
Postagem mais recente
»
Anterior
Postagem mais antiga