» » Limpec recolhe mais de 10 toneladas de vidros em um mês

Em um mês de implantação, as caixas coletoras de vidro instaladas no Inocoop (sede) e em Arembepe (costa), receberam juntas mais de 10 toneladas (t) do material. A Limpeza Pública de Camaçari (Limpec), por meio da Gerência de Educação Ambiental e Meio Ambiente (Geama), comemora o bom resultado e pontua que o saldo da coleta evidencia a adesão do camaçariense à temática da reciclagem e do descarte correto de resíduos no território, encampada pelo programa Meu Descarte Legal.

Magno da Silva Neves, gerente da Geama, celebra o resultado. “Foi o que nos deu o melhor resultado. Foram 10 t de vidro que deixaram de ir para as ruas e para o aterro. O que nos deixa felizes, por reconhecer que a população está abraçando a iniciativa de colocar a reciclagem na pauta da cidade”, declarou o gestor.

O gerente destacou que o programa foi uma preocupação da presidência da Limpec, que aliado aos gestores constataram um aumento do consumo de produtos que usam vidros como embalagem, a exemplo de bebidas.
Iniciado em setembro/ 2021, o descarte de vidros decorre de parceria entre a Limpec e a ReVida, em articulação com a Câmara Jovem Empresário do Sindicato do Comércio Patronal de Camaçari e Região (Sicomércio Camaçari). À Limpec, cabe confeccionar e instalar as caixas coletoras. À ReVida, a coleta do vidro, que após triturado retorna ao processo de produção.

O descarte de vidros é um dos sete eixos do programa Meu Descarte Legal, da Limpec, complementado pelo descarte de medicamentos fora da validade, a Casa SOMA, os Jardins Sustentáveis, e o Lacre do Bem. Além desses já em funcionamento, há o descarte de pilhas e o de eletrônicos, ambos em vias de estruturação.

O objetivo do programa é o de estimular o descarte correto de materiais no município, trazendo mais consciência acerca da problemática da geração de resíduos e do desfazer-se de modo inadequado. Adotar um comportamento consciente em relação à correta forma de se desfazer dos resíduos gera impactos na economia de energia e de matéria-prima, reduz a emissão de poluentes, melhora processos industriais, gera emprego e renda, além de promover mais segurança tanto para a população em geral quanto para trabalhadores que realizam a coleta.
A meta da Limpec é, até dezembro, instalar novas caixas coletoras de vidro na Praça Lúcia Eugênia Borges da Silva (Dr.ª Eugênia), e nos bairros do Alto da Cruz e Lama Preta. Em paralelo a isso, a empresa estuda ampliação célere de oferta de equipamentos de coleta distribuídos entre costa e sede.

Foto: Jean Victor

Agência de Notícias
Coordenadoria de Jornalismo e Imprensa
Diretoria de Comunicação - Prefeitura de Camaçari

«
Anterior
Postagem mais recente
»
Anterior
Postagem mais antiga