» » Prefeito Elinaldo participa da inauguração da Unigel Agro Bahia em Camaçari

O prefeito Elinaldo Araújo participou, na manhã desta quarta-feira (3/11), da solenidade de reabertura oficial da planta de produção da antiga Fábrica de Fertilizantes do Nordeste (Fafen), pelo Grupo Unigel, através da sua empresa Proquigel Química. O evento aconteceu nas instalações da fábrica, instalada no Polo Industrial de Camaçari.                 

                                          

Com investimento avaliado em R$ 95 milhões, a fábrica tem a previsão de gerar 320 empregos diretos para a fabricação de amônia, ureia e dióxido de carbono, com capacidade de produção perto de 3,4 mil toneladas por dia, de acordo com projeção divulgada pela Companhia Baiana de Pesquisa Mineral (CBPM). Com isso, o prefeito Elinaldo Araújo se mantém otimista com a retomada das atividades em um momento que o país tenta se reerguer, diante da crise econômica imposta pela Covid-19.

“Nossa expectativa vem de encontro com os anseios do país. Desejamos ansiosamente que a economia seja restabelecida e com essa boa notícia do Grupo Unigel ficamos felizes. O investimento aqui feito vai fortalecer o nosso Polo Industrial, a nossa economia, a nossa arrecadação e principalmente gerar emprego e renda para o nosso município”, disse o gestor municipal, que em tempo salientou que a “administração pública está de portas abertas, não só para o Grupo Unigel, mas para qualquer empresa que queira se instalar em Camaçari, a fim de fomentar a economia”.
Durante a cerimônia, o fundador e presidente do Conselho de Administração da Unigel, Henri Armand Slezynger, fez uma explanação com ênfase na história da fábrica, destacando sua alegria de poder estar inaugurando mais uma unidade. “A Unigel está presente no dia a dia das pessoas, com o fornecimento de insumos fundamentais para a fabricação de produtos finais nos mercados de eletrodomésticos e eletrônicos, automotivo, tintas e revestimentos, construção civil, papel e celulose, embalagens, saúde e beleza, têxtil, mineração e agricultura, tendo como pilares estratégicos a sustentabilidade e a inovação”, explicou.

Presente na solenidade, o Governador da Bahia, Rui Costa, disse estar muito alegre com a reabertura oficial da planta de produção da antiga Fafen em Camaçari, e parabenizou o fundador Henri pela inteligência e habilidade intelectual. “É um momento de alegria ver o retorno dessa fábrica que, pelo tamanho e importância, não poderia ficar fechada. Se o Brasil quer ser e é um dos quatro maiores produtores de alimentos do mundo, não pode abrir mão de ter uma produção de fertilizantes. Os maiores produtores de alimentos produzem internamente, em seus países, mais de 80% dos fertilizantes que precisam. O Brasil é o único que faz o inverso: produz apenas 20%. Então, do ponto de vista estratégico, é fundamental para a nação brasileira aumentar a produção de fertilizantes”, disse Rui.

O CEO da Unigel, Roberto Noronha Santos, deu as boas-vindas aos presentes, parabenizou ao grupo que encarou os obstáculos, e falou do orgulho e da importância de compartilhar de um momento extraordinário da história da empresa. “Completamos 55 anos de existência neste ano e continuamos nossa caminhada de crescimento. Todos os dias trabalhamos para facilitar a vida das pessoas oferecendo soluções inteligentes, inovadoras e sustentáveis”, disse ao acrescentar, “esta unidade estimulará ainda mais o crescimento do setor de agronegócio no país, pois a Unigel será capaz de atender parte da demanda nacional por esses insumos, que antes tinham que ser importados”, ressaltou Noronha.

Além do descerramento da placa de inauguração da Unigel, ocorreu a inauguração da nova planta de Acetonitrila de alta pureza, especialidade química voltada para o mercado farmacêutico. A unidade, que também já entrou em operação, tem a capacidade de produção de cinco 5 toneladas por ano. Após realizar as duas inaugurações, as autoridades acionaram, de forma simbólica, a sirene de partida da planta, dando como aberto, oficialmente, os trabalhos da fábrica baiana.

A cerimônia de inauguração contou com a presença do secretário especial de Produtividade e Competitividade, Carlos da Costa, representando o Ministério da Economia; presidente da Federação das Indústrias do Estado da Bahia (Fieb), Ricardo Alban; secretários estaduais; além de executivos da Unigel; o vice-prefeito de Camaçari, José Reis Tude; o gestor municipal da Secretaria do Desenvolvimento Econômico (Sedec), Waldy Freitas; o presidente da Casa Legislativa Municipal, Júnior Borges, e demais vereadores; dirigentes de órgãos públicos e privados; colaboradores da Unigel, de sindicatos, associações, familiares e membros da imprensa.

Foto: Tiago Pacheco
Agência de Notícias
Coordenadoria de Jornalismo e Imprensa
Diretoria de Comunicação - Prefeitura de Camaçari

«
Anterior
Postagem mais recente
»
Anterior
Postagem mais antiga