» » Comunidade de Barra do Pojuca recebe Lagoa da Paz revitalizada

Conhecida pelas águas tranquilas de algumas nascentes, areia e plantas ao seu redor, assim é a Lagoa da Paz, que foi entregue totalmente revitalizada na manhã deste sábado (11/12), pelo prefeito Elinaldo Araújo. As intervenções, promovidas pela Prefeitura de Camaçari, por meio da Secretaria do Desenvolvimento Urbano e Meio Ambiente (Sedur), foi realizada através de mais uma contrapartida ambiental. O local está situado na comunidade de Cachoeirinha, em Barra do Pojuca, na costa do município.

A lagoa é o terceiro espaço a receber o projeto, onde foram implantados um píer, gazebo, espaço de convivência, banheiro, churrasqueira, mesas e bancos em madeira. A iniciativa é mais uma ação do projeto Reflora Camaçari, que tem como principal objetivo, garantir que espaços ambientais com contextos culturais e históricos sejam preservados nos quatro cantos da cidade.
O prefeito Elinaldo parabenizou a equipe Sedur pelo projeto. “Quero aqui falar desse trabalho do Reflora Camaçari. Andréa, à frente da Sedur, tem aprendido com a população, que está envolvida na ação. A pasta tem o papel de fiscalizar o uso do solo no município, liberar os empreendimentos, e com várias ações, a gestora também mantém esse olhar atento para o meio ambiente. Primeiro entregamos o Cacimbão, em Arembepe, depois a Fonte do Buraquinho, em Abrantes, e hoje a Lagoa da Paz. E eu observo a paixão na fala das pessoas. Coisa simples que nós fizemos aqui, com a contrapartida de um grupo que vai se instalar no município, um pequeno investimento, que para os moradores daqui foi de grande importância”, destacou.
Durante a inauguração, alguns moradores da localidade destacaram a importância do espaço e da obra realizada pela gestão. Para o mestre em Cultura Popular e Guardião da Lagoa da Paz, Aurino Teixeira, popularmente conhecido como Pelé do Samba, o momento foi de grande emoção. " Isso é a realização de um grande sonho. A Lagoa da Paz é uma cultura de Cachoeirinha. Eu estou muito emocionado, sempre lutei e protegi esse brejo Pedro Dias. Está aqui neste local, que estava abandonado e esquecido, que não tinha nenhuma estrutura, me deixa muito feliz. Vê isso aqui assim hoje, é maravilhoso. Gratidão!”, celebrou.
Moradora da localidade há mais de cinco décadas, Zerafina Flaustina, 71 anos, fez questão de prestigiar o ato e lembra como era antes da revitalização. “Quando eu conheci esse espaço, era um brejo, feio. Hoje tá essa lagoa, e agora, graças a Deus e a Pelé, está assim. Peço a Deus que continue assim, para muitos verem, participarem e se criarem aqui”, reforçou.
Na ocasião, Rosemeire de Jesus, acompanhou a entrega em companhia dos filhos. “Ficou muito bom, vêm sempre muitas famílias aqui com crianças. Mas, as pessoas agora vão ter que preservar para que este espaço continue lindo assim. Eu gostei!, finalizou.
Para a gestora da Sedur, Andréa Montenegro, foi mais um momento de realização. “Queria agradecer a Deus por mais uma missão concluída. Isso aqui é Turismo Sustentável, preservar as belezas naturais que Camaçari têm. Quero ressaltar que, isso aqui é o resultado de uma parceria ambiental, que temos transformado nisso, na preservação do meio ambiente, e que mais uma vez teve o apoio e a participação de pessoas que já preservam esse lugar. Já conversei com a Embasa, e a segunda parte desse projeto, que é até a trilha que faz divisa com Mata de São João, logo terá início”, garantiu.
O projeto Reflora Camaçari é uma iniciativa que conta a participação das secretarias dos Serviços Públicos (Sesp), da Infraestrutura (Seinfra), Turismo (Setur), Cultura (Secult), Educação (Seduc) e da empresa de Limpeza Pública de Camaçari (Limpec).

O ato simbólico contou com a presença do vice-prefeito, José Tude, secretários e vereadores municipais, além de autoridades religiosas.
Agência de Notícias
Coordenadoria de Jornalismo e Imprensa
Diretoria de Comunicação - Prefeitura de Camaçari

«
Anterior
Postagem mais recente
»
Anterior
Postagem mais antiga