» » Após queda na venda, preço da gasolina começa cair nos postos

Redução acontece depois de quatro aumentos feitos pela Refinaria de Mataripe.

Foto: Romildo de Jesus

Mesmo com a Acelen, empresa que passou a administrar a Refinaria de Mataripe, tendo feito quatro reajustes da gasolina e do diesel desde início do ano (os aumentos aconteceram nos dias 1º, 15, 22 de janeiro e 5 de fevereiro), o preço da gasolina começou a baixar nos postos em Salvador. O motorista mais atento já consegue encontrar em alguns postos de combustíveis da capital a gasolina ao custo de R$ 6,68 o litro.

“Essa diminuição no preço da gasolina acontece devido à falta de clientes. Houve uma queda acentuada no consumo de combustíveis nos últimos meses. Então, isso fez com que os postos puxassem os preços para baixo para não perder o consumidor. Só nesses últimos dois meses a revenda já demitiu mais de 6 mil frentistas devido a queda no consumo”, disse o presidente do Sindicato do Comércio de Combustíveis, Energias Alternativas e Lojas de Conveniência do Estado da Bahia (Sindicombustíveis), Walter Tannus.

O diretor de comunicação do Sindicato dos Petroleiros da Bahia (Sindipetro-Bahia), Radiovaldo Costa, também acredita que a queda no preço da gasolina na bomba acontece pela pouca procura por parte dos consumidores. Ele destaca que não houve nenhuma redução por parte da Acelen que justificasse essa redução.

“A redução do consumo acaba impondo a necessidade de reduzir os preços nos postos. Alguns donos de postos estão tendo dificuldade em vender. Então, por uma questão de sobrevivência eles abaixam o preço mesmo comprando mais caro da Acelen, que tem aumentado o preço dos combustíveis semana após semana”.

Ações

Na tentativa de impedir novos aumentos feitos pela Acelen, o Sindipetro Bahia entrou com uma denúncia no Tribunal de Contas da União (TCU) para tentar impedir novos aumentos dos combustíveis. O Sindicombustíveis também afirmou que vai na próxima semana dar entrada com uma ação no Conselho Administrativo de Defesa Econômica (CADE) questionando o procedimento da Acelen nos reajustes dos combustíveis.

“Desde janeiro de 2022, como foi largamente mostrado pelos meios de comunicação, a Acelen tem aumentado os preços dos combustíveis para além dos valores que a Petrobras pratica, o que acarretará no longo prazo em aumento de preços de consumo na Bahia. Assim, o Sindipetro Bahia realizou uma denúncia no TCU em relação ao aumento abusivo dos combustíveis na Bahia praticados pela Acelen e espera que o Tribunal que acompanha e fiscaliza o processo de privatização das refinarias da Petrobras possa intervir neste processo”, diz trecho do comunicado.Fonte:Tribuna da Bahia


«
Anterior
Postagem mais recente
»
Anterior
Postagem mais antiga