» » Últimos dias para se inscrever no Projeto Social Capoeiragem Mirim em Camaçari

Coordenado por mestre Balão, o programa, que é patrocinado pela Braskem e Governo do Estado por meio do Fazcultura, segue com inscrições abertas até 16 de fevereiro.

Foto: Lucas Barbosa

As inscrições para o projeto Capoeiragem Mirim 2022, criado pelo Instituto CTE Capoeiragem - Centro de Treinamento e Estudos da Capoeiragem, chegam na reta final. O programa, que busca oferecer a Capoeira como ferramenta de educação e transformação social, promove uma imersão em estudos e práticas da Capoeira para crianças e adolescentes dos 6 aos 16 anos, de forma gratuita. Criado por mestre Balão, o programa reúne aulas de Capoeira, acompanhamento pedagógico, conteúdo programático desenvolvido por professoras e assistência social para as famílias, além de lanche durante os encontros. Foram abertas 100 vagas para jovens que residem em Camaçari e estudam em escolas públicas nesta segunda edição do projeto, que tem patrocínio da Braskem e do Governo do Estado, por meio do Fazcultura, da Secretaria de Cultura e da Secretaria da Fazenda. A iniciativa conta ainda com o marketing cultural da Polo Cultural e apoio da Prefeitura de Camaçari.

As inscrições são feitas presencialmente até 16 de fevereiro, às segundas e quartas, das 14h às 17h, na “Pracinhas da Cultura”, localizada no PHOC 3, em Camaçari. Para realizar a matrícula, é preciso fazer um cadastro familiar levando documento de identificação com foto do responsável e da criança/adolescente, além de comprovante de matrícula em escola pública.  Com oito turmas ao todo, o programa tem a duração de 10 meses e as aulas acontecerão às segundas e quartas, no turno oposto ao horário escolar da criança e adolescente. Já às sextas, acontecerão eventos, reuniões pedagógicas, reuniões com as famílias dos participantes, dentre outras ações.

A metodologia do Capoeiragem Mirim

Através da Capoeira, a Escola CTE Capoeiragem desenvolveu o MEC – Método de Ensino para Crianças, fundamentado sob os pilares da ludicidade, por meio do jogo e das brincadeiras em roda; da transversalidade, ao promover acesso a conhecimentos de geografia, história, matemática e outras disciplinas a partir do ensino da capoeira; e da realidade, ao compartilhar saberes que estão conectados e acessíveis ao universo que o jovem está inserido. O método é inspirado na cultura da Capoeira e traz elementos de educadores como Anísio Teixeira e Paulo Freire, que propõem a educação como ferramenta socializante e conscientizadora a partir de vivências e práticas que refletem o contexto social em que o educando está inserido. Além disso, o programa está entrelaçado aos valores da disciplina, através da prática de uma arte marcial, e também promove saberes relacionados à consciência ambiental, à sustentabilidade, à alimentação saudável e ao consumo consciente.

Para mestre Balão, o projeto, que tem 27 anos de existência, também se destaca por oferecer um saber conectado à cultura baiana, tendo como referência experiências africanas e culturas populares, a partir da valorização dos antigos mestres e das tradições orais. A imersão nesse contexto gera sentimentos de pertencimento e identidade para a criança. “Nós temos uma verdadeira missão com a Capoeira, que é proporcionar uma ferramenta pedagógica alternativa à educação formal, que recebe tantas influências das culturas eurocêntricas e norte-americanas e importa valores que não são nossos. Para além de um grupo, somos uma escola, temos um motivo para existir. Somos representados pela filosofia africana Ubuntu: ‘eu sou porque nós somos’, ou seja, não jogamos contra, jogamos com o outro. A Capoeira não impõe, não é violenta, é socializante e transformadora”.

Capoeira como ferramenta de transformação

Com 37 anos de trajetória no universo da Capoeira, mestre Balão é fundador do Instituto CTE Capoeiragem - Centro de Treinamento e Estudos da Capoeiragem, ao lado do cofundador Mestre Papa, e atual presidente do Instituto CTE Capoeiragem. A Escola está presente em cinco estados - Bahia, São Paulo, Espírito Santo, Santa Catarina e Sergipe - e, além do Brasil, possui centros de treinamento e estudos na Alemanha, Bélgica, Suíça e Itália. Reunindo aulas para crianças, adolescentes e adultos, além de instrumentos e musicalidade, rodas mensais, pesquisas sobre as raízes culturais da Capoeira e folguedos populares e viagens em diversos eventos que promovem intercâmbio cultural pelo mundo, o eixo principal de trabalho de todos os núcleos do CTE Capoeiragem é a educação com base na cultura da Capoeira.

FAZCULTURA – Parceria entre a SecultBA e a Secretaria da Fazenda (Sefaz), o mecanismo integra o Sistema Estadual de Fomento à Cultura, composto também pelo Fundo de Cultura da Bahia (FCBA). O objetivo é promover ações de patrocínio cultural por meio de renúncia fiscal, contribuindo para estimular o desenvolvimento cultural da Bahia, ao tempo em que possibilita às empresas patrocinadoras associar sua imagem diretamente às ações culturais que considerem mais adequadas, levando em consideração que esse tipo de patrocínio conta atualmente com um expressivo apoio da opinião pública.Fonte:Prefeitura de Camaçari

«
Anterior
Postagem mais recente
»
Anterior
Postagem mais antiga