» » » Caso da cantora Paulinha Abelha é alerta para necessidade de diagnóstico precoce da doença renal crônica




Embora ainda não haja informações detalhadas sobre o quadro renal da cantora Paulinha Abelha, da banda Calcinha Preta, o seu internamento no último dia 11 em decorrência de problemas renais chama a atenção para o fato de que a doença renal crônica é silenciosa. A artista, que está em coma na unidade de terapia intensiva no Hospital Primavera, de Aracaju, necessitou iniciar diálise de urgência.

Diretora Científica da Sociedade Baiana de Nefrologia, a Dra. Ana Flávia Moura ressalta que essa condição ocorre quando uma pessoa desenvolve insuficiência renal de forma abrupta (causas agudas) ou quando tem doença renal crônica e não sabe (causas crônicas), ficando sem acompanhamento adequado.

“A doença renal crônica não costuma manifestar qualquer sinal ou sintomas nas fases iniciais. Só nas fases avançadas que o paciente pode ter sintomas como emagrecimento, falta de apetite, sonolência, indisposição, inchaço, vômitos e enjoos”, destaca a médica nefrologista

O alerta maior está voltado a indivíduos maiores de 60 anos e com casos de hipertensão, diabetes ou infecção urinária de repetição. “O diagnóstico pode ser feito através de dois exames muito simples: a creatinina e o sumário de urina. O diagnóstico precoce faz toda diferença no tratamento e progressão das lesões renais”, ressalta a médica, que é membro do Departamento de Diálise da Sociedade Brasileira de Nefrologia (SBN).

O exame de creatinina é usado para avaliar a função dos rins. A creatinina é um resíduo produzido pela quebra de uma proteína chamada creatina fosfato. Em níveis elevados, a creatinina pode indicar condições como insuficiência renal, infecção nos rins, desidratação e problemas durante a gravidez. Já o sumário de urina é o exame indicado para avaliar alterações no sistema urinário, tanto no trato urinário alto quanto trato urinário baixo, e tem potencial, principalmente, para determinar anormalidades em órgãos como bexiga e rins.

«
Anterior
Postagem mais recente
»
Anterior
Postagem mais antiga