» » Oito em cada dez brasileiros defendem a vacinação obrigatória, revela Ipsos

Pesquisa foi feita em 30 países e brasileiros também se destacam no apoio ao passaporte da vacina para entrar em ambientes fechados.

Foto: Bruno Concha/Secom

Uma nova pesquisa da Ipsos para o Fórum Econômico Mundial constatou que 79% dos brasileiros entrevistados apoiam a vacinação obrigatória no país, contrapondo 18% que demonstraram rejeição e 2% que não souberam responder. Além do Brasil, outras 29 nações participaram do levantamento.

Ainda segundo a pesquisa, a média global de apoio à obrigatoriedade da vacina é de 63%. Os mais favoráveis são Índia (89%), Peru (86%) e México (84%). Os menos, Romênia (38%), Hungria (38%) e Polônia (42%).

Adultos

Quando questionados sobre o apoio à obrigatoriedade da vacina apenas para os maiores de 18 anos, a média dos brasileiros favoráveis aumenta para 81%, contra 17% de rejeição e 3% que não souberam responder. Neste quesito o Brasil salta para quarto lugar no ranking global, atrás apenas da Índia (89%), México (85%) e Peru (85%). ­­­­A média global de aprovação permaneceu em 63%.

Na outra ponta, entre as nações menos favoráveis à proposta, estão novamente Hungria e Romênia (ambas com 33%), seguidas por Polônia e Rússia (empatadas com 42%).

Idosos

A Ipsos também perguntou sobre a percepção dos entrevistados comrelação à obrigatoriedade da vacina para pessoas com mais de 50 anos. Entre os brasileiros, novamente 81% afirmaram que são favoráveis, 17% contra e 3% não souberam responder.

Na lista global, estão à frente do Brasil apenas Índia (87%), Peru (86%), México (85%) e Chile (82%). Os que menos apoiam a vacinação obrigatória para idosos são Rússia (36%), Hungria (37%) e Romênia (41%). A média de aprovação mundial ficou em 64%.

Passaporte da vacina

A obrigatoriedade da vacina para entrar em locais fechados e realizar atividades comuns é amplamente defendida pelos brasileiros. Em relação à exigência para o retorno de atividades normais, como viagens e passeios, 84% demonstraram ser favoráveis – acima da média global de 69% –, contra 14% que rejeitam e 2% que não sabem.

Quando se trata da entrada em eventos esportivos, o apoio à obrigatoriedade sobe para 85%, contra 13% de rejeição e 2% que não souberam responder. A média global neste recorte é de 71%.

Os entrevistados também foram questionados sobre o apoio da exigência da vacina para entrar em restaurantes. Enquanto a média global de favoráveis ficou em 66%, o Brasil aparece com 78% de apoio à ideia. Contrários somam 20% e 2% não souberam responder.

Passaporte da vacina no trabalho

O Brasil também se destaca no apoio à obrigatoriedade da vacina no local de trabalho: 80% dos respondentes no país disseram que são favoráveis, bem acima da média global de 64%. Ainda entre os brasileiros, 16% rejeitam e 4% não sabem.

Neste índice, acima do Brasil estão apenas Índia (85%), Peru (84%), China e Malásia (ambas com 83%).

Sobre a pesquisa

A Ipsos entrevistou 20.525 pessoas em 30 países, sendo aproximadamente 1.000 no Brasil, entre 21 de janeiro de 2022 e 4 de fevereiro de 2022. A margem de erro é de 3,5 pontos percentuais. 

Além do Brasil, integram a pesquisa: África do Sul, Argentina, Arábia Saudita, Alemanha, Austrália, Bélgica, Canadá, China continental, Chile, Cingapura, Colômbia, Coreia do Sul, Espanha, Estados Unidos, França, Grã-Bretanha, Holanda, Hungria, Índia, Itália, Japão, Malásia, México, Peru, Polônia, Romênia, Rússia, Suécia e Turquia.Fonte:/Secom


«
Anterior
Postagem mais recente
»
Anterior
Postagem mais antiga