» » Seduc de Camaçari preside encontro de dirigentes de Educação da RMS

Estabelecer um ambiente de troca de experiências de gestão e, assim, constituir uma rede de inteligência colaborativa que se debruce sobre o desafio de ofertar um ensino formal ajustado à nova realidade da escola, com foco na recomposição de aprendizagens e na adequação das abordagens pedagógicas.

Essa foi a proposta do painel de discussão realizado nesta sexta-feira (25/02), presidido pela secretária da Educação de Camaçari, Neurilene Martins, que reuniu gestores da pasta de várias cidades da Região Metropolitana de Salvador (RMS).

O encontro aconteceu no Centro Administrativo de Lauro de Freitas (CALF) e também contou com a participação do presidente da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime-BA), Raimundo Pereira. Na oportunidade, os gestores compartilharam desafios e experiências exitosas vivenciadas em cada cidade, constatando que, em diferentes proporções, todas enfrentam problemas muito semelhantes e que a cooperação mútua é um caminho viável na busca por soluções.

A secretária Neurilene Martins apresentou dados sobre a realidade atual da oferta de ensino em Camaçari, relatando o crescimento exponencial na procura pela rede pública este ano, bem como os impactos desta ampliação na demanda por transporte escolar e por cuidadores para atender o público da educação especial, entre outros desdobramentos. No campo das iniciativas já implementadas e em andamento, a gestora citou a parametrização dos roteiros do transporte escolar, que já teve 15 adições e mais 15 estão sendo providenciadas. Informou, ainda, que haverá contratação de mais profissionais – por Regime Especial de Direito Administrativo (REDA) e por concurso público – para que os alunos sejam atendidos plenamente.
“É muito importante estarmos aqui reafirmando o nosso lugar de dirigentes e formadores, construindo uma compreensão aprofundada deste momento histórico de retorno do ensino presencial”, comentou a secretária Neurilene, que também é coordenadora do Território de Educação da Região Metropolitana pela Undime.

O presidente da Undime-BA, Raimundo Pereira, destacou a importância desse planejamento articulado no contexto da Região Metropolitana. “Esse encontro nos oportuniza essa percepção de que somos tão diversos, mas compartilhamos dos mesmos problemas e do mesmo desejo de promover uma educação diferenciada”, avaliou, acrescentando que a interação entre os municípios vai inspirar novas iniciativas transformadoras.

O calendário letivo de 2022, campanha salarial, vacinação dos estudantes, Jornada Pedagógica em sintonia com a nova realidade, inclusão do ensino de língua inglesa e educação física no currículo da educação fundamental, busca ativa para a Educação de Jovens e Adultos (EJA), entre outros temas, também figuraram na pauta do encontro de dirigentes de Educação.

Foto: Tiago Pacheco

Agência de Notícias
Coordenadoria de Jornalismo e Imprensa
Diretoria de Comunicação - Prefeitura de Camaçari

«
Anterior
Postagem mais recente
»
Anterior
Postagem mais antiga