» » Chuva intensa causa transtornos em Salvador; confira a previsão

 Defesa Civil está de plantão, para atender ocorrências, por meio do 199.

Foto: Reprodução Redes Sociais

Segundo boletim meteorológico divulgado na tarde desta quinta-feira (03), pela Codesal, as chuvas que caem em Salvador desde a madrugada são resultados de um fenômeno conhecido como 'Cavado', que ocorre quando em uma região da atmosfera se forma uma ondulação do fluxo de ventos e onde há também uma tendência à queda da pressão atmosférica.

Se acordo com esse booletim, os bairros com os maiores acumulados de chuvas nas últimas 12 horas (dados atualizados às 13h) foram Periperi (49mm), Centro (47,7mm), Brotas - Codesal (46,4mm), S. Cristóvão (46,2mm) e Fazenda Coutos (45,6mm).

Também até às 13h, desta quinta-feira, a Defesa Civil de Salvador (Codesal) recebeu 107 solicitações. Foram 15 ameaças de desabamento, 25 ameaças de deslizamento, três árvores ameaçando cair, duas árvores caídas, uma avaliação de área, 23 avaliações de imóveis alagados, um desabamento de imóvel, três desabamentos parciais, 15 deslizamentos de terra, um galho de árvore caído, seis infiltrações, 11 orientações técnicas e duas pistas rompidas.

A Codesal alerta para chuvas fracas a moderadas, acompanhadas por trovoadas, a qualquer hora do dia, com risco de alagamentos e deslizamento de terra. O órgão permanece de plantão 24 horas atendendo às solicitações pelo telefone gratuito 199.

Cuidados

  • A Defesa Civil de Salvador recomenda a população a adoção de medidas preventivas para reduzir o risco e preservar a segurança em períodos chuvosos.
  • No trânsito, evite trafegar em pistas inundadas e alagadas;
  • Estacione o veículo caso a chuva esteja muito forte;
  • Evite atravessar enxurradas;
  • Em caso de raios e trovões, procure abrigo, não fique em locais abertos;
  • Não se abrigar sob árvores ou próximo a cabos elétricos molhados ou arrebentados.
  • Não estacione próximo a árvores ou linhas de energia elétrica;

Fique atento: a Defesa Civil de Salvador emite alertas por SMS para que você não seja pego de surpresa. Envie um SMS com o número do seu CEP para 40199 e receba os boletins de alerta da Defesa Civil. O serviço é gratuito.

Fonte:Tribuna da Bahia


«
Anterior
Postagem mais recente
»
Anterior
Postagem mais antiga