» » Sistema que provocou chuvas em Salvador perde força

Por não ter sido atingido 150mm em 72h e não haver previsão de chuva forte a muito forte nas próximas 24h, não houve a necessidade de se acionar as sirenes em áreas de risco.
Foto: Reprodução/Twitter/Transalvador

Após chuvas intensas que atingiram alguns bairros de Salvador na manhã deste sábado, o sistema atmosférico que atua sobre a cidade desde a última quarta-feira começou a perder força no final da manhã de hoje, informa o Centro de Monitoramento e Alerta da Defesa Civil de Salvador (Cemadec).

Por não ter sido atingido o parâmetro usado pelo Plano Preventivo de Defesa Civil (PPDC) de 150mm em 72h e não haver previsão de chuva forte a muito forte nas próximas 24h, não houve a necessidade de se acionar as sirenes dos Sistema de Alerta e Alarme em áreas de risco que estavam próxima daquele patamar. O acionamento das sirenes alerta os moradores, que vivem a áreas de risco, para evacuar seus imóveis e se dirigirem para o ponto de acolhimento previamente estabelecido, prevenindo ocorrências graves.

“A Codesal e os órgãos parceiros do  Sistema Municipal de Proteção e Defesa Civil continuam de prontidão para atender as demandas da população no sentido de evitar perdas de vidas em um instante em que se agravam as incertezas trazidas pelas mudanças climáticas, o que reforça a importância da ação cotidiana do sistema de defesa civil", ressalta o diretor geral da Defesa Civil de Salvador, Sosthenes Macêdo.

Segundo a coordenadora de Ações de Prevenção e Redução de Riscos, Gabriela Morais, “seguindo os protocolos do PPDC, monitoramos e mapeamos  as áreas onde podem ocorrer alagamentos e deslizamento de terra, estabelecendo quatro níveis de risco: em observação, quando há normalidade; atenção; alerta; e alerta máximo. Somente neste último caso, quando temos 150 mm de chuvas durante 72 horas e previsão de chuva forte a muito forte, a sirene é acionada”, esclarece.Fonte:Tribuna da Bahia


«
Anterior
Postagem mais recente
»
Anterior
Postagem mais antiga