» » Morre Andor Stern, único brasileiro sobrevivente do Holocausto, aos 94 anos

"Andor dedicou grande parte de seu tempo às suas palestras, ensinando os horrores do período para que não se neguem nem se repitam", escreveu família.
Foto: Divulgação

Único brasileiro sobrevivente do Holocausto, Andor Stern faleceu nesta quinta-feira, aos 94 anos. Em um comunicado divulgado através das redes sociais, os familiares informaram que ele morreu em sua residência, em São Paulo. A causa do óbito não foi informada.

“Nossa família agradece desde já por todas as mensagens de apoio e palavras de carinho. Andor dedicou grande parte de seu tempo às suas palestras sobre o Holocausto, ensinando os horrores do período para que não se neguem nem se repitam, e motivando as pessoas a valorizarem e agradecerem a vida e a liberdade. O carinho de vocês sempre foi muito importante para ele”, escreveu a família.

Stern nasceu em São Paulo, em 1928, mas se mudou para a Hungria ainda criança com os seus pais. Durante a Segunda Guerra Mundial, ele foi considerado inimigo de Estado e entregue às autoridades húngaras. Em 1944, o brasileiro, sua mãe, avós, tio e tia grávida foram levados para Auschwitz. Todos, menos ele, foram mortos na câmara de gás.

Após o fim da guerra em 1945, Stern viveu mais três anos na Hungria e, em seguida, retornou ao Brasil. Ele deixa cinco filhos, netos e bisnetos. Sua trajetória foi contada na biografia “Uma Estrela na Escuridão”, escrita pelo historiador Gabriel Davi Pierin.

Fonte:Metro1

«
Anterior
Postagem mais recente
»
Anterior
Postagem mais antiga