» » Estudantes de Arembepe conhecem o EcoPEV

Equipamento dedicado ao descarte regular de entulho, de materiais reciclados e de outros resíduos, o Ponto Ecológico de Entrega Voluntária (EcoPEV) de Arembepe, foi apresentando nesta quinta-feira (2/6) a 60 alunos da Escola Municipal Giltônia Pereira de Souza. O equipamento é administrado pela Secretaria dos Serviços Públicos (Sesp), pasta que compõe a estrutura da Prefeitura de Camaçari.


A ação ocorreu em alusão ao 5 de junho, Dia Mundial do Meio Ambiente, que torna celebrativa a semana que o antecede. A iniciativa tem o objetivo de sensibilizar a nova geração de camaçarienses para a importância do descarte regular de resíduos, cuja dispensa inapropriada é um dos grandes desafios enfrentados pela cidade. Estudantes de 10 a 12 anos participaram da atividade que abordou a importância da ação consciente do homem na preservação do meio em que vive.

Arlene Rocha, secretária da pasta, deu as boas-vindas aos estudantes do 4º e 5º anos, confiando em tê-los como aliados na mudança de cultura em relação ao trato com materiais que têm como destino o lixo. “É muito importante a gente passar para os alunos o que é o EcoPEV, onde há a coleta seletiva, como ela acontece, especialmente na semana do meio ambiente. Muitas vezes o adulto tem muitas coisas em suas vidas e acabam não se atentando para essa situação, e o filho sempre mostra”, observou.

Vitor Soledade, gerente operacional da Naturalle, empresa que realiza a coleta e tratamento de resíduos em Camaçari, conversou de modo prático com os estudantes. Destacou como objetivo da ação, a conquista de uma cidade esteticamente mais limpa, colaborando para o meio ambiente. Pediu a colaboração dos pequenos em orientar parentes e amigos para fazerem uso do EcoPEV, diante da necessidade de descarte de móveis velhos, entulho, vidros, papel, e outros materiais sólidos passíveis de reciclagem, posteriormente direcionados às cooperativas dedicadas a esse fim.

Na ocasião, Vitor lembrou que quem não dá o devido fim aos materiais, está sujeito a notificação por parte da empresa. Esclareceu, também, que o recolhimento do material orgânico decorrente do lixo diário residencial permanece sendo feito todos os dias por meio de equipe volante e caminhão.

A vice-diretora da unidade de ensino, Irlene Tavares, participou diretamente da atividade, e disse que o conteúdo abordado foi bastante útil. “Tem que começar a partir deles, que são a base da nossa educação. É um meio de informar sobre a notificação, pra eles levarem pra casa, para que os pais conheçam esse trabalho. Foi uma atividade muito esclarecedora até para mim”, reconheceu.

A estudante Joseane Oliveira, do 5º ano B, foi uma das que estiveram atentas à palestra sobre o EcoPEV.  “Aprendi que a gente tem que cuidar mais do meio ambiente. Achei bom, porque agora não vai ter mais muito lixo na rua”, concluiu.

Além de Arembepe, na costa, a Sesp disponibiliza para uso da população outros dois EcoPEV’s, dispostos na sede: um próximo ao Estádio Municipal Fernando Ferreira Lopes, na Avenida Industrial Urbana, no bairro Ponto Certo, e outro na Gleba C, na Rua Corpo Santo.

Os equipamentos têm uso gratuito, e são destinados à dispensa de materiais como entulho, vidro, podas de árvores, móveis velhos, aparelhos domésticos, metais, emborrachados e afins, além de resíduo orgânico domiciliar. Em Arembepe, a estrutura do PEV tem capacidade para receber até 30 m3 de entulho, até 20 m3 para materiais volumosos em geral (poda, madeira, pneu), até 7,5 m3 de resíduos domiciliar, e quatro caixas de mil litros para acondicionamento de recicláveis como papel, plástico, metal e vidro.

Às 15h desta quinta-feira (2/6), a Sesp dá continuidade às ações em prol do meio ambiente. Realiza plantio de mudas no entorno do Estádio Municipal Fernando Ferreira Lopes e, na sexta-feira, às 9h30, servidores da pasta visitam o Orquidário Bahia, o maior do estado, e que fica na Estrada da Cascalheira. Por lá, a equipe receberá noções de cultivo da espécie, e os cuidados necessários com a mesma.

Foto: Jovane de Jesus

Agência de Notícias
Coordenadoria de Jornalismo e Imprensa
Diretoria de Comunicação - Prefeitura de Camaçari

«
Anterior
Postagem mais recente
»
Anterior
Postagem mais antiga