» » » Combate às Hepatites Virais é intensificado em Camaçari com o Julho Amarelo

Siga-nos no instagram @tvconexao33


Começou nesta segunda-feira (18/7) a semana de intensificação no combate às Hepatites Virais em Camaçari, como parte das ações do Julho Amarelo. As atividades seguem até a próxima sexta-feira (22/7) em várias unidades de saúde. Entre as ações estão testagem para hepatites, HIV e sífilis, orientações sobre prevenção às hepatites com distribuição de preservativos e intensificação da vacinação contra a Hepatite B. Na quarta-feira (20/7) ocorrerá uma grande ação no Centro Comercial de Camaçari (Feira) com os mesmos serviços ofertados nas unidades de saúde.

O secretário da Saúde de Camaçari, Elias Natan destacou a necessidade da atividade e que a melhor forma de combate é através da prevenção. “Essa ação é muito importante, haja vista que muitas vezes a hepatite vem de forma silenciosa, principalmente a hepatite tipo C. São hepatites virais, que se cronificadas podem levar a casos de câncer. Então é extremamente importante que a população seja conscientizada, e o julho amarelo é exatamente o mês em que nós intensificamos a vacinação contra as hepatites virais como também a testagem, uma vez que há casos de pessoas assintomáticas e não sabem que são portadoras. Então a partir da testagem, confirmando o diagnóstico, já são encaminhadas para os seus respectivos tratamentos.”, pontuou o gestor.

Para José Vidal, um dos contemplados com os serviços da ação, “tudo o que vier para somar e nos livrar desse mal é muito bom e bem-vindo”. Maria Helena também fez o teste e aprovou a iniciativa, “é muito bom a prevenção contra as doenças para se cuidar e ter esse espaço e o direito a se cuidar”.
 
Segundo o Departamento de Informática do Sistema Único de Saúde (DATASUS), acesso em 6/7/22, em Camaçari foram registrados 59 casos de hepatites virais em 2021, e até o presente momento 17. Vale ressaltar, que quase 50% destes casos foram de Hepatite C, que tem cura e tratamento gratuito disponibilizado pelo Sistema Único de Saúde (SUS) no Centro de Referência e Especialidades em Saúde (CRES), setor que passou a disponibilizar o tratamento da Hepatite C em 2021, onde foi selecionado pelo Ministério da Saúde e pela Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab) como centro de referência de qualidade.

O serviço de combate às hepatites virais acontece todos os dias do ano no CRES, que fica localizado na Rua Oito de Dezembro, n.º 59, Centro, na via lateral ao Banco Santander, próximo ao Centro Administrativo. As pessoas também podem obter mais informações através do número (71) 3622-0949.

Confira os dias e unidades de saúde do Julho Amarelo em Camaçari:
 

18/7 (Segunda-feira)
Unidade de Saúde da Família (USF) Parque Verde I
USF Gleba B
USF Parque Verde II

19/7 (Terça-feira)
Unidade Básica de Saúde (UBS) Gleba E
USF Jardim Limoeiro II
USF Lama Preta
USF Verdes Horizontes 1

USF Phoc CAIC
USF Gravatá

20/7 (Quarta-feira)
Centro Comercial de Camaçari (Feira) - CRES
USF Parque Florestal (apenas tarde)
USF Parque das Mangabas
USF Novo Horizonte
USF Dois de Julho

21/7 (Quinta-feira)
USF Verdes Horizontes II
UBS Camaçari de Dentro
USF Piaçaveira
USF Burissatuba
UBS Gravatá

22/7 (Sexta-feira)
USF Ficam
USF Phoc III
USF Jardim Limoeiro I
USF Nova Aliança
USF Nova Vitória
USF Ponto Certo

«
Anterior
Postagem mais recente
»
Anterior
Postagem mais antiga