» » » Departamento de Estado dos EUA aprova possível venda de mísseis antitanque Javelin para o Brasil

Siga-nos no instagram @tvconexao33


Armamento tornou-se uma das armas mais conhecidas do mundo devido ao seu sucesso contra tanques russos na guerra da Ucrânia.


O Departamento de Estado dos Estados Unidos aprovou uma potencial venda de mísseis Javelin e equipamentos relacionados ao Brasil por um custo estimado de até US$ 74 milhões de dólares, segundo comunicado do Pentágono desta terça-feira (9).

Um porta-voz do Departamento de Estado explicou que a venda aprovada precisa ser oficialmente notificada ao Congresso dos EUA por causa do valor, que excede um limite de US$ 14 milhões imposto pela regulamentação americana para este tipo de exportação.


Fabricado pelos gigantes da área de defesa Lockheed Martin Corp e Raytheon Technologies Corp, o Javelin tornou-se uma das armas mais conhecidas do mundo devido ao seu sucesso contra tanques russos na guerra da Ucrânia.
Agora, o Congresso tem 30 dias para tirar dúvidas sobre a venda, explicou o porta-voz. O Legislativo americano, no entanto, não precisa votar para aprovar a venda. Câmara e Senado podem fazer uma resolução conjunta que seja aprovada nas duas casas em 30 dias para se opor à venda, mas isso é muito improvável que aconteça, explicou o representante do Departamento de Estado.

Com isso, ao final do prazo de um mês, o governo americano pode voltar a entrar em contato com Brasília para informar que, do lado dos EUA, a venda é possível. A partir daí, fica a cargo do governo brasileiro dizer se pretende de fato efetuar a compra.



«
Anterior
Postagem mais recente
»
Anterior
Postagem mais antiga