» » » » Em debate, Bolsonaro diz que governo Lula foi o mais corrupto da história; petista acusa o presidente de destruir país


Siga-nos no instagram @tvconexao33

No primeiro debate das eleições de 2022, o presidente Jair Bolsonaro disse para o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva que o governo do petista foi o mais corrupto da história. Lula rebateu e acusou Bolsonaro de estar destruindo o país.

A interação entre os dois candidatos ocorreu no momento do debate em que candidatos formulavam perguntas para os adversários. Bolsonaro decidiu fazer uma pergunta para Lula e falou de corrupção.

Bolsonaro lembrou os casos de corrupção investigados na Petrobras. "O senhor quer voltar para quê?", questionou Bolsonaro. "Para continuar fazendo a mesma coisa na Petrobras?", continuou.

No início de sua resposta, Lula comentou: "Era preciso ser ele [Bolsonaro] para me perguntar. E eu sabia que essa pergunta viria."Na sequência, o ex-presidente listou medidas de seus mandatos que, segundo Lula, foram tomadas para o combate à corrupção. Ele falou, entre outros, da criação do portal da transparência, de aprimoramento do papel de fiscalização da Controladoria-Geral da União e a aprovação das leis de acesso à informação, anticorrupção, e contra o crime organizado.

Na réplica, Bolsonaro disse: "O seu governo foi marcado pela cleptocracia. Ou seja, um governo feito à base de roubo. E essa roubalheira era pra conseguir apoio dentro do parlamento. Não era apenas para o ex-presidente Lula. Era para ele também conseguir apoio dentro do parlamento. Assim sendo, nada justifica sua resposta mentirosa que você deu nessa questão. Sim, o seu governo foi o governo mais corrupto da história do Brasil", afirmou o presidente.

Na tréplica, Lula não falou de corrupção, mas de realizações de seus dois mandatos. Ele listou a criação de universidades públicas, dados de hectares de terras disponibilizados para assentamento e dados de desmatamento da Amazônia que, segundo Lula, foram menores em seu governo. Lula finalizou dizendo que Bolsonaro “está destruindo o país”.

“Esse país, que teve vinte milhões de empregos em carteira assinada, é um país que o atual presidente está destruindo”, disse.

Debate

O evento, iniciado às 21h, foi organizado pelo grupo Bandeirantes, Folha de S. Paulo, Uol e TV Cultura.

Inicialmente, o sorteio havia definido que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o presidente jair Bolsonaro (PL) ficariam lado a lado no estúdio. Mas, no início da noite deste domingo, a organização do evento mudou a posição dos dois. Lula e Bolsonaro são os mais bem colocados nas pesquisas de intenção de voto, respectivamente.

Também participam do debate os candidatos Ciro Gomes (PDT), Simone Tebet (MDB), Felipe d'Avila(Novo) e Soraya Thronicke (União).

Pelas regras, definidas com as campanhas dos presidenciáveis, o debate será dividido em três blocos.

1º bloco

  • Candidatos responderão perguntas, feitas pela organização do debate, sobre temas de seus planos de governo
  • Em seguida, candidatos escolhem um adversário para fazer uma pergunta. Aquele que faz o questionamento terá direito a réplica. Cada um só faz uma pergunta e só pode ser escolhido uma vez

2º bloco

  • O bloco terá perguntas de seis jornalistas das empresas que organizam o debate. Cada jornalista escolhe um candidato para responder e outro para comentar a resposta

3º bloco

  • O bloco abre com mais uma rodada de perguntas e respostas entre os candidatos, com réplica para aquele que fizer o questionamento
  • Em seguida, eles respondem novas perguntas sobre planos de governo
  • O debate termina com as considerações finais de cada candidato


«
Anterior
Postagem mais recente
»
Anterior
Postagem mais antiga