» » » » » Percentual de candidatos negros na Bahia atinge recorde; veja levantamento completo

Siga-nos no instagram @tvconexao33

A candidatura de pessoas negras obteve percentual recorde nas eleições gerais deste ano na Bahia. Segundo levantamento feito pelo Aratu On a partir de dados disponibilizados pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), 77,94% dos postulantes no pleito deste ano se autodeclaram negros. É o maior índice já registrado desde a série histórica iniciada na eleição de 2014.

As informações são dispostas pelo TSE por meio da plataforma DivulgaCand, que condensa os dados de todos os candidatos desde as eleições de 2004.

Para este ano, na Bahia, são 1.659 candidatos, dos quais 1.293 se autodeclaram negros. Vale lembrar que a classificação do IBGE determina que negros são os indivíduos que correspondem ao grupo formado por pessoas pretas e pardas. Neste cenário, 52,5% são pardos e 25,44%, pretos. 

O percentual supera os de 2018 e 2014. No último pleito, quando o governador Rui Costa (PT) foi reeleito, foram 881 candidatos negros, o que correspondeu a 73,4% dos concorrentes. Em 2014, foram 755 (73,7%). 

O recorde coincide com a diretriz estabelecida pelo TSE em 2020, que obriga os partidos a destinar recursos do fundo eleitoral de maneira proporcional à quantidade de candidatos negros e brancos. A decisão estreou nas últimas eleições municipais e terão efeito pela primeira vez num pleito geral.

PERFIL DOS CANDIDATOS

Na disputa para o Executivo, a maioria dos postulantes se autodeclara parda. São os casos de ACM Neto (União) e sua vice, Ana Coelho (Republicanos); do vice de Jerônimo Rodrigues (PT), Geraldo Jr. (MDB); e do vice de Kleber Rosa (PSOL), Ronaldo Mansur (PSOL).

Se autodeclararam pretos Kleber Rosa; a vice de João Roma (PL), Leonídia Umbelina (PMB); o vice de Giovani Damico (PCB), João Coimbra (PCB); e o vice de Marcelo Millet (PCO), Roque Jr. (PCO). 

Damico, Roma e Millet se declaram brancos, enquanto Jerônimo é indígena. 

DETALHAMENTO DA POPULAÇÃO

Segundo dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua de 2019 (PNADC), 81,1% dos baianos se autodeclaram negros - portanto, pretos ou pardos. O número ainda é maior que o percentual de 77,4% de candidatos negros no estado.

O índice de candidatos pretos, por sua vez, superou, pela primeira vez, o percentual geral identificado na população. Enquanto, segundo a Pnad, 22,9% dos baianos se autodeclaram pretos, 25,44% dos candidatos têm o mesmo entendimento. É a primeira vez na história que isto acontece. 

A Bahia é o segundo estado com maior percentual de negros. Perde apenas para o Amapá, onde 81,3% da população se declaravam pardos ou pretos, com forte predominância dos pardos (74,3%). Já entre os que se autodeclaram pretos, a Bahia é líder.

«
Anterior
Postagem mais recente
»
Anterior
Postagem mais antiga