» » » Ação ecológica limpa praia de Busca Vida neste domingo, 25 de setembro

Siga-nos no instagram @tvconexao33

No ano passado, no auge da pandemia, moradores retiraram cerca de 700kg de resíduos

 

Acontece neste domingo, 25 de setembro, a partir das 07h30, a quinta edição do Limpa Busca Vida, iniciativa que consiste num mutirão de pessoas que percorrem cerca de 6km de praias no litoral norte baiano, recolhendo resíduos e promovendo a Educação Ambiental. A ação de limpeza é realizada por moradores e voluntários do Condomínio Busca Vida (CBV), localizado em Camaçari, e que está inserido numa Área de Proteção Ambiental (APA) de seis milhões de metros quadrados e possui 1.250 residências com cerca de cinco mil moradores.

 

A ação coletiva tem início no Posto 42, na Praça das Tartarugas, com uma breve palestra do Projeto Tamar e orientação dos organizadores. Os participantes vão receber Equipamentos de Proteção Individual (EPIs), sacos de lixo e participarão de uma série de sorteios. A ação também conta com a adesão de patrocinadores, como o Grupo Ergo e a Rede Mix, além dos apoiadores Aky, Braseiro do Juba, Bahia Plaza Hotel, BuscAçaí, Eco-lógica, Ponto Alto Imagem e Posto Ecovida,

 

“Embora já tenha havido uma edição emergencial em função das fortes chuvas e da poluição resultante do transbordamento do Rio Joanes em maio, a atividade deste mês faz parte de um conjunto de ações globais de limpeza de praias conhecida como World Cleanup Day (Dia Mundial de Limpeza de Praias e Rios), realizado mundialmente no terceiro final de semana de setembro, mas que foi transferido para este domingo em função da tábua das marés”, explicou Marcelo Dourado, síndico administrador do CBV. De acordo com ele, as manchas de óleo que apareceram recentemente nas praias tornaram essa ação ainda mais urgente.

 

O evento é uma iniciativa da Associação de Surfe de Busca Vida em conjunto com a Comissão de Meio Ambiente e conta com o apoio da Administração do CBV. O Limpa Busca Vida chegou a recolher, em apenas uma edição, somente no turno da manhã, cerca de 1,5 tonelada de detritos. Durante a coleta, foram encontrados resíduos dos mais diversos, como sacos plásticos, vidros, papel, pedaços de madeira, cascas de coco e outros materiais flutuantes. O lixo recolhido foi armazenado em três ecopontos do CBV e disponibilizado a uma rede de catadores cooperados. Na edição deste ano haverá uma surpresa para os participantes, no final da ação, por volta das 11 horas, na Praça das Tartarugas.

 

“Além da quantidade imensa de resíduos, recolhida também no ano passado, curiosamente, nós chegamos a retirar também dois fardos de borracha de um navio alemão naufragado e até mesmo uma garrafa que navegou do Oriente a Busca Vida, mostrando que o problema da poluição é globalizado”, afirmou Marcelo Dourado. De acordo com ele, a limpeza é feita protegendo as áreas de desovas de tartarugas marinhas.

 

“A preocupação e os cuidados com o meio ambiente fazem parte de nossa missão enquanto moradores e para isso temos diversas linhas de atuação”, explica Petra Schaeber, uma das integrantes da Comissão de Meio Ambiente, que em três anos de existência, já alcançou importantes conquistas, como a implementação da coleta seletiva e de uma contribuição ambiental, para viabilizar o desenvolvimento de pesquisas de diagnóstico do ecossistema de Busca Vida e soluções de problemas, e da proibição de fogo e queimadas para qualquer finalidade nas dependências e entorno do CBV. “Tudo isso visando beneficiar, não apenas os moradores do local, mas também a comunidade de Camaçari como um todo”, complementou.

 

De acordo com ela, além de contribuir com a preservação do meio ambiente e poluir menos o solo, a água e o ar, a coleta seletiva em Busca Vida auxilia na formação de agentes ecológicos, através do apoio às cooperativas de catadores do entorno.

 

Meio ambiente e responsabilidade social

 

De acordo com Marcelo Dourado, há ainda diversos desafios para implantar práticas sustentáveis nessa área de mais de seis milhões de metros quadrados, onde quase cinco mil pessoas convivem com praia, dunas, matas e lagoa, entre aves, peixes, répteis e anfíbios de diversas espécies. Considerada Área de Proteção Ambiental e de desova supervisionada das tartarugas marinhas pelo Projeto Tamar, além de preservação de diversas espécies, a praia de Busca Vida tem cerca de seis quilômetros e é frequentada por moradores de Camaçari e visitantes que moram em outros locais.

 

Entre as iniciativas que já foram implementadas consta a parceria com pesquisadores das universidades baianas para um amplo trabalho de pesquisa e planejamento ambiental; a possível criação da Reserva Particular do Patrimônio Natural da Fonte dos Padres e de uma trilha ecológica voltada para estudantes do Litoral Norte; o levantamento da biodiversidade da fauna e da flora; a implantação de um viveiro de mudas de plantas nativas para reflorestamento da área; capacitação dos multiplicadores e aperfeiçoamento da compostagem de podas; e a realização de atividades ambientais em parceria com a Escola Marco Ivo Bona, com palestras e exposição relacionadas ao tema.

 

“Temos como uma grande prioridade deste projeto recuperar e salvar a Lagoa de Busca Vida, antes que ela desapareça por completo nos próximos cinco anos, segundo informações de nossos pesquisadores”, alerta Marcelo Dourado. Segundo ele, um inventário ecológico já vem sendo feito com a avaliação da qualidade da água, mostrando as causas da proliferação das plantas aquáticas no local e orientando como a comunidade pode ajudar na manutenção desse ecossistema, mantendo e recuperando o espelho d’água. Tudo isso em contato com os órgãos públicos responsáveis.

 

Por sua vez, a Comissão de Meio Ambiente tem discutido a importância de realizar caminhadas ecológicas, concurso e exposição fotográfica sobre biodiversidade e ações ligadas à coleta de resíduos recicláveis, inclusive com a formação de caseiros, muitos deles responsáveis pela separação dos resíduos nas casas. Com a redução da gravidade da pandemia, a Comissão vem retomando essas atividades e convidando os vizinhos e vizinhas a participarem ativamente.



«
Anterior
Postagem mais recente
»
Anterior
Postagem mais antiga