» » Ipec: nova pesquisa indica que Lula oscila para cima e mantém possibilidade de vitória em 1º turno

Foto:Reprodução
Pesquisa Ipec realizada com entrevistas pessoais, contratada pela TV Globo,divulgada, nesta segunda-feira (19/9), e publicada pelo Uol, aponta que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) segue liderando a disputa pela Presidência da República, com 47% das intenções de voto e tem possibilidade de vitória em 1º turno. O presidente Jair Bolsonaro (PL) aparece com 31%. Com isso, a diferença entre os dois é de 16 pontos percentuais.

Ainda de acordo com a publicação, em comparação à pesquisa anterior de 19 de setembro, o petista oscilou positivamente na margem de erro - que é de dois pontos percentuais para mais ou para menos - passando de 46% para 47%. Já Bolsonaro manteve o mesmo patamar.

O Ipec aponta que Lula tem 52% dos votos válidos — quando são excluídos brancos, nulos e indecisos — o que indica a possibilidade de vitória em 1º turno. Por conta da margem de erro, o petista tem entre 50% e 54% dos votos válidos.

A publicação ressaltou que para vencer o pleito sem necessidade de 2º turno, o candidato precisa de 50% mais 1 dos votos válidos, de acordo com a Lei das Eleições do TSE (Tribunal Superior Eleitoral).

Em seguida, aparecem Ciro Gomes (PDT), com 7%, que manteve o mesmo percentual, e Simone Tebet (MDB), que oscilou positivamente de 4% para 5%, empatados na margem de erro. A senadora Soraya Thronicke (União Brasil) ficou com 1% e empata tecnicamente com Tebet. Os demais candidatos foram citados, mas não alcançam 1% das intenções de voto.

A pesquisa realizou 3.008 entrevistas pessoais face a face entre os dias 17 e 18 de setembro. O nível de confiança, segundo o Ipec, é de 95%. A pesquisa foi registrada no TSE sob o número BR-00073/2022, com custo de R$ 347.659,06.

Primeiro turno

Estimulada

Lula (PT): 47%
Jair Bolsonaro (PL): 31%
Ciro Gomes (PDT): 7%
Simone Tebet (MDB): 5%
Soraya Thronicke (União Brasil): 1%
Luiz Felipe D'Avila (Novo): 0%
Vera Lucia (PSTU): 0%
Constituinte Eymael (DC): 0%
Pablo Marçal (Pros): 0%
Leonardo Péricles (UP): 0%
Sofia Manzano (PCB): 0%
Padre Kelmon (PTB): 0%
Ninguém/nenhum/branco/nulo: 5%
Não sabe/Não respondeu: 4%

Votos válidos

Quando considerados apenas os votos válidos - quando são excluídos brancos, nulos e indecisos -, Lula oscilou positivamente de 51% para 52%. Bolsonaro, por outro lado, oscilou para baixo na margem de erro, de 35% para 34%.

Para vencer em primeiro turno, o candidato precisa ter 50% mais 1 dos votos válidos. Ou seja, a pesquisa de hoje aponta que Lula tem essa possibilidade, mas por conta da margem de erro, tem entre 50% e 54% dos votos válidos.

Lula (PT): 52%
Bolsonaro (PL): 34%
Ciro (PDT): 7%
Simone Tebet (MDB): 5%
Soraya Thronicke (União Brasil): 1%

Espontânea

No cenário espontâneo, ou seja, quando os eleitores podem apontar o candidato de sua preferência sem receber uma lista prévia, a diferença segue a mesma: 16 pontos percentuais. Lula fica com 45% das intenções de votos, enquanto Bolsonaro tem 29%.

Neste caso, os dois também oscilaram positiva e negativamente, em comparação com o levantamento anterior. O petista foi de 44% para 45%, e Bolsonaro de 30% para 29%.

Lula (PT): 45%
Jair Bolsonaro (PL): 29%
Ciro Gomes (PDT): 5%
Simone Tebet (MDB): 3%
Luiz Felipe D'Avila (Novo): 0%
Soraya Thronicke (União Brasil): 0%
Constituinte Eymael (DC): 0%
Sofia Manzano (PCB): 0%
Leonardo Péricles (UP): 0%
Padre Kelmon (PTB): 0%
Vera Lucia (PSTU): 0%
Branco/nulo: 7%
Não sabe/Não respondeu: 11%

Fonte:Fonte

«
Anterior
Postagem mais recente
»
Anterior
Postagem mais antiga