» » » » Ciat celebra Dia Nacional da Luta da Pessoa com Deficiência

Siga-nos no instagram @tvconexao33


Com muita música e um belo café da manhã, a Prefeitura de Camaçari, através do Centro de Integração e Apoio ao Trabalhador (Ciat) celebrou nesta quarta-feira (21/9), o Dia Nacional da Luta da Pessoa com Deficiência (PcD), com objetivo de promover a conscientização sobre a importância da criação de meios de inclusão para esse segmento da população.

Em parceria com diversas secretarias, foi oferecido para quem esteve no centro, palestras temáticas, serviços de aferição de pressão, nutricionista, massoterapia e auriculoterapia ofertados pela Secretaria de Saúde (Sesau); cadastro de cartão de vagas de estacionamento para PcD, pela Superintendência de Trânsito e Transporte Público (STT); o cadastramento do Auxílio Brasil, oferecido pela Secretaria do Desenvolvimento Social e Cidadania (Sedes); além de consultoria jurídica, manicure, maquiagem, design de sobrancelhas, barbearia, cursos pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) e sorteio de brindes.

“Hoje é o dia D, e preparamos algo diferente. A gente não queria só trazer empresas para ofertar vagas, a gente pensou em algo melhor, em autocuidado com eles, que é muito importante. E mostrar para as empresas presentes, que é bom eles levantarem a bandeira conosco. Acho que cada ser humano deve levantar essa luta junto com eles”, disse Michele Andrade, coordenadora do Ciat.

Quem esteve presente foi Suely Souza, vice-presidente da União das Pessoas com Deficiência de Camaçari (Udec), que salientou a importância do evento e aproveitou para chamar a atenção das empresas, para que possam olhar e ofertar vagas mais qualificadas para as pessoas com deficiência. “Nós quebramos o paradigma da mão de obra não qualificada para o mercado, e agora a empresa que tem que quebrar o paradigma e ofertar vagas mais qualificadas para os PcDs como psicólogos, administração, direito”.

Para Wesley Pereira, a luta dos PcDs deve ser constante, por isso a importância do dia D. “A população em geral não conhece a nossa luta diária, eu que sou vendedor, baleiro, a minha luta não para, e muitas empresas acham que por ser cadeirante eu não teria condição de emprego e trabalho, mas eu continuo lutando”.

Através da Língua Brasileira de Sinais (Libras), Graziela Moraes, da Associação dos Surdos, demonstrou entusiasmo com o evento e ressaltou a importância da inclusão. “É um convite muito especial para nós, aqui no Ciat, vivermos essa inclusão. Sentimos que a pessoa com deficiência é importante para o município. O PcD tem seus direitos e precisa ser garantido, então hoje é um dia muito importante para todos nós sentirmos a preocupação do município com a pessoa com deficiência”, disse.

O evento que aconteceu durante toda a manhã, também teve apoio das secretarias de Governo (Segov), do Esporte, Lazer e Juventude (Sejuv), da Mulher (Semu), do Desenvolvimento Urbano e Meio Ambiente (Sedur) e de Relações Institucionais, (Serin), através do Programa Prefeito Amigo da Criança (PPAC).






«
Anterior
Postagem mais recente
»
Anterior
Postagem mais antiga