» » » » Espetáculos de dança e música celebram os quatro anos da UFBA em Camaçari

Siga-nos no instagram @tvconexao33


Dando continuidade as comemorações dos quatro anos de instalação do Instituto de Ciência e Tecnologia e Inovação (ICTI) da Universidade Federal da Bahia (UFBA) em Camaçari, nesta sexta-feira (23/9), foram realizadas uma série de atividades culturais gratuitas. Realizado em parceria com a Secretaria de Cultura (Secult), na oportunidade, o Teatro Cidade do Saber (TCS) recebeu o espetáculo de dança Por um Fio, da Companhia Sinha Guimarães; e o Coral Madrigal, sob a regência do maestro Rafael Garbuio e direção artística do maestro José Maurício Brandão.

Presente no evento, o vice-reitor da UFBA, Penildon Silva, falou sobre o momento emblemático na comemoração dos quatro anos da universidade e aproveitou para agradecer a parceria com a gestão municipal. “Eu quero prestar uma grande homenagem a Prefeitura de Camaçari, que desde o primeiro momento percebendo as dificuldades da universidade, foi nossa parceira. Nós estamos hoje na Cidade do Saber, um espaço cedido pela prefeitura, já conseguimos o segundo espaço, que é o antigo prédio do Senai, e já temos o terreno no Parque Nascente do Rio Capivara para nossa sede”.

Abordando situações corriqueiras, que revelam o desgaste emocional e físico da nossa sociedade brasileira, o espetáculo de dança Por um Fio é apresentado através do edital Cidade Cultural. Já, trazendo canções sacras e brasileiras, o Coral Madrigal da UFBA, que é um dos grupos musicais mais antigos do país com atividade ininterrupta, fundado em 1954 e com mais de 3 mil apresentações, animou a plateia no TCS.
 
Quem demonstrou satisfação durante as comemorações, foi o estudante da Instituição, José Eduardo. “Para mim, essa semana das comemorações dos 4 anos do ICTI está sendo muito boa. Eu já estudo aqui nesse mesmo tempo, aí veio o período crítico da pandemia e quando voltamos tivemos que nos adaptar a nova realidade, e eu fico feliz de vê crescendo o Instituto”.

Outro estudante que estava no evento foi Juan Guillermo, que salientou vê esse ato como um marco bastante simbólico, que mostra resultado dos trabalhos que eles realizam. “Eu estou aqui desde 2018.2 e para mim é gratificante vê a evolução do instituto desde o seu início”, ressaltou.

A diretora do Instituto, Maiana Brito, ressaltou a importância da comemoração e da integração da comunidade acadêmica. “Dia de celebrar quatro anos de conquistas e isso nos anima para mais coisas e mais ações para o nosso instituto. Com essas comemorações eu vejo que a universidade não é só lugar de educar, mas também de cultura e arte”, disse.

Durante as comemorações, os estudantes ganharam mais um espaço no ICTI, que foi a Biblioteca Valterlinda Queiroz, em homenagem a ex-diretora da UFBA de Camaçari. No espaço os alunos terão acesso a livros que vão ajudar no processo de aprendizagem acadêmica.

Ainda participaram do evento representantes dos sindicatos dos Trabalhadores Técnico-Administrativos em Educação das Universidades Públicas Federais da Bahia (Assufba) e dos Professores das Instituições Federais de Ensino Superior da Bahia (APUB)










«
Anterior
Postagem mais recente
»
Anterior
Postagem mais antiga