» » Grupos de cultura popular de Camaçari recebem kits do projeto Valorizando As Raízes

Valorizar as manifestações artísticas tradicionais em Camaçari, além de promover o direito à cultura, propagar, fomentar, influenciar e contribuir para a manutenção e permanência da expressão cultural.

Com estes intuitos, a Secretaria da Cultura (Secult) fez a entrega simbólica, nesta sexta-feira (9/9), durante cerimônia no Teatro Alberto Martins, de figurinos típicos, de acordo com a linguagem artística, para 10 dos 35 grupos culturais contemplados pelo projeto Valorizando As Raízes - Kit Cultura Popular.

Para o vice-prefeito José Tude, os grupos culturais mantêm viva a tradição da cidade. "Neste momento pós-pandêmico, é importante que a prefeitura adote iniciativas como essa para fomentar a cultura, dando o apoio para que eles continuem alegrando a população, além de perpetuar nossas raízes. Agradeço a sensibilidade do prefeito Elinaldo por viabilizar este recurso", disse.

Mestre Robson de Almeida, da Chegança de Mouros de Arembepe, pontuou que os kits são de grande ajuda. "A indumentária demanda um custo grande pra gente, principalmente porque somos 30 componentes, então será um auxílio importante para que possamos colocar o grupo na rua", celebrou.

Para Mestre Albertino de Souza, do Samba Caboclo de Parafuso, a iniciativa é superimportante. "O sentimento é de gratidão. Estes trajes chegam para transformar, tendo um impacto significativo para nós. Um motivo de comemoração".

Também participaram da entrega nesta sexta, os grupos Filhos de Angola, Samba de Roda Guerreiros de Parafuso, Eremin, Boi Mirim de Parafuso, Boi Tricotado, Grupo Cultural Espermacete, Caboclo Mirim de Parafuso e Chegança Feminina de Arembepe.

Parte do programa Cultura Todo Dia, a iniciativa tem o objetivo de possibilitar aos grupos de cultura popular o acesso à roupas a caráter para apresentações. A secretária da Cultura, Márcia Tude, ressaltou que este é um momento de alegria. "Ao todo, foram mais de mil peças confeccionadas. Envolvemos 12 costureiras, todas de Camaçari, fomentando também a economia local, além, claro, de valorizar a cultura popular", afirmou.

O projeto Valorizando As Raízes - Kit Cultura Popular foi voltado para as modalidades de bois, cheganças, caboclos, sambas de roda e de viola, além de quadrilhas juninas, estas receberam os kits no mês de junho.

O evento desta sexta-feira contou com uma homenagem aos mestres Miro de Parafuso e Sardinha, que faleceram nos meses de junho e maio, respectivamente. Após a cerimônia, o grupo Samba de Caboclo de Parafuso realizou apresentação. Participaram da ocasião, a secretária do Turismo, Cristiane Bacelar, e o subsecretário e presidente do Conselho Municipal de Cultura, Luciel Neto.

Foto: Jean Victor

Agência de Notícias
Coordenadoria de Jornalismo e Imprensa
Diretoria de Comunicação - Prefeitura de Camaçari

«
Anterior
Postagem mais recente
»
Anterior
Postagem mais antiga