» » » » ISSM participa de evento nacional sobre RPPS

Siga-nos no instagram @tvconexao33


O Instituto de Seguridade do Servidor Municipal (ISSM) de Camaçari marcou presença no Giro Abipem e no Comprev na Prática, ocorridos nos dias 15 e 16 de setembro, no Hotel Fiesta, em Salvador. Os eventos foram promovidos pela Associação Brasileira de Instituições de Previdência Estaduais e Municipais (Abipem).

Nós estamos trabalhando há alguns anos para fazer uma parte técnica no Giro Abipem, e esse ano estamos fazendo o Comprev na Prática. Em contraparte, nós acrescentamos uma discussão sobre certificação, investimentos e Previdência Complementar para atender uma agenda específica da Bahia, além de oferecer um espaço para que se crie a Associação Baiana de Institutos de Previdência”, explicou o presidente da Abipem, João Carlos Figueiredo, ao destacar os bons exemplos de RPPS existentes na Bahia.

A troca de experiências é sempre constante nesse tipo de evento. Sendo o ISSM o primeiro RPPS baiano a se certificar, somos sempre chamados a tirar dúvidas e ajudar outros RPPS”, pontuou o superintendente do ISSM, Pedro Jorge Guimarães. Além do Instituto de Camaçari, outras 24 entidades de previdência de 10 estados diferentes estavam presentes, totalizando 140 participantes nos dois eventos.

A participação do ISSM no Giro Abipem e Comprev na Prática foi importante para atualizar os gestores e servidores do instituto sobre temas sensíveis à nossa rotina de trabalho. Um dos focos do Giro Abipem de 2022 foram as áreas de investimentos, a compensação previdenciária, o Pró-Gestão e as certificações profissionais. Todos esses assuntos estão inseridos no Programa de Qualificação de Servidores do Instituto”, explicou o diretor de Administração e Finanças do ISSM, Ernâni Sena.

Além de servidores e dirigentes, participaram também conselheiros do ISSM, entre eles o representante do Sindicato dos Professores no Conselho Administrativo e Previdenciário, José Marcelo de Santana. “Quando a gente se compromete a ser conselheiro, a gente tem que fazer o melhor papel possível, e ter conhecimento da legislação, das normas e da tramitação financeira dentro do instituto é muito importante, porque a gente tem que ter conhecimento para poder orientar melhor e fiscalizar com mais propriedade”, argumentou.

A Programação do Giro Abipem contou com quatro painéis, sendo o primeiro, ministrado pela coordenadora-geral de Normatização e Acompanhamento Legal da Secretaria de Previdência, Claudia Iten e pelo diretor-geral de Previdência do Município de Salvador, Daniel Ribeiro. Os palestrantes falaram sobre as vantagens da certificação profissional na melhoria dos processos organizacionais do RPPS. “A certificação é prevista em lei e com a profissionalização, busca-se uma gestão sustentável dos RPPS, significando que eles terão como pagar os benefícios atuais e futuros”, ressaltou a coordenadora, pontuando que na Região Nordeste há 14 entidades com a certificação.

O segundo painel, sobre os investimentos no âmbito dos RPPS, foi apresentado pelos representantes da Dolar Bills Investimentos e da XP Investimentos, Gustavo Andreotti e Lauter Ferreira, respectivamente, e pelo presidente da Abipem, João Carlos Figueiredo. Os palestrantes traçaram um panorama sobre o cenário econômico 2022, com foco nos investimentos dos RPPS, abordando o controle de riscos na governança dos investimentos e o papel dos conselheiros na aprovação, acompanhamento e execução da Política de Investimentos.

No terceiro painel, a coordenadora-geral de Diretrizes de Previdência Complementar da Secretaria de Previdência, Márcia Paim, e o representante da MAG Seguros, Nilton Molina, abordaram os principais desafios para a implementação do Regime de Previdência Complementar e a gestão deste tipo de regime. “A intenção da Previdência Complementar é proteger o direito previdenciário do servidor público, e a unidade gestora do Regime Próprio deve fiscalizar e acompanhar o Regime Complementar”, comentou Paim.

Por fim, o quarto painel propiciou a criação da Associação Baiana de Entidades de Previdência do Estado e dos Municípios (Abeprem), presidida pelo diretor de Previdência do RPPS de Salvador, Daniel Ribeiro. “Este dia é um marco importante para os RPPS da Bahia, pois essa iniciativa proporcionará não só a união dos municípios e estado, como a aproximação dos entes baianos com institutos e fundações nacionais”, avaliou.

Creio que a criação da Abeprem seja bastante positiva, e vai viabilizar uma maior união dos RPPS baianos, visando sempre uma melhor prestação de serviços aos segurados”, avaliou o superintendente do ISSM e vice-presidente da Associação, Pedro Jorge Guimarães.

Para nós, a maior importância deste evento é estar participando da formação da Associação Baiana. A gente sabe da capacidade dos institutos baianos de bem gerir, mas agora vão fazer de uma forma mais tranquila”, concluiu o presidente da Abipem.


«
Anterior
Postagem mais recente
»
Anterior
Postagem mais antiga