» » » » Mapeamento de áreas de risco será feito em Camaçari

Siga-nos no instagram @tvconexao33



A Defesa Civil de Camaçari recebeu na manhã desta quinta-feira (15/9) uma equipe de geólogos do Serviço Geológico do Brasil da Companhia de Pesquisa de Recursos Minerais (SGB-CPRM), na sede do órgão. O grupo do Governo Federal fez o primeiro contato para tratar do mapeamento de setorização de risco com suscetibilidade à inundação e movimentos de massa que será realizado em parceria entre as instituições.

O trabalho é realizado em áreas urbanizadas de risco, que envolve pessoas em condições de risco de inundações, de deslizamentos de terra e de quedas de blocos, fenômenos geológicos naturais, dos graus alto e muito alto, este último, com perigo de perdas materiais e humanas. O trabalho será iniciado nos primeiros dias de outubro. A expectativa é que dure até novembro e o relatório seja disponibilizado em dezembro.

Do SGB-CPRM, o geólogo Rubens Dias, falou sobre o trabalho. “O importante é que vocês terão um norte, uma medida e poderão atuar em cima dessa medida. E o objetivo é eliminar as áreas de risco”. Ele ainda esclareceu que o relatório tem a sugestão de intervenção e o caminho de fazer.

O coordenador da Defesa Civil, Ivanaldo Soares, destacou alguns pontos da reunião. “Esse acervo vai ficar com a prefeitura, e o mais importante de tudo é que estaremos aprendendo e teremos condições de ir em busca de recursos federais que são disponibilizados para esse tipo de situação. É praticamente um curso de como a gente vai dar continuidade a esse levantamento de área de risco, então a Defesa Civil se sente muito feliz por estar recebendo pessoas competentes. O melhor é que eles foram bem claros em dizer que estão satisfeitos, e isso quer dizer que nós estamos organizados, dentro do caminho certo. Mostramos o mapa que estamos construindo, e vai facilitar em quase 70% o trabalho”, afirmou.

A Defesa Civil tem o programa Atende Bem, que recebe todas as chamadas da cidade, e tem informações desde 2017, como, por exemplo, os dados dos chamados realizados pela população sobre deslizamentos de terra. Como continuidade, o órgão municipal ficou de elaborar um roteiro de visita e agendou uma reunião de trabalho para a próxima semana.

Participaram ainda da reunião, os geólogos do SGB-CPRM, Fernando Cunha e João Souza.

«
Anterior
Postagem mais recente
»
Anterior
Postagem mais antiga