» » » » Museu de Camassary é entregue à população

Siga-nos no instagram @tvconexao33


Camaçari ganhou nesta sexta-feira (23/9) um importante equipamento cultural de resgate à memória e história do município. Foi entregue à população o Museu de Camassary, instalado na antiga Estação Ferroviária, sendo o primeiro museu público municipal da cidade. Gerido pela Secretaria da Cultura (Secult), o espaço abriga uma exposição permanente que conta sobre a formação de Camaçari, desde quando os povos originários aqui habitavam, passando pelo papel de Vila de Abrantes para o Brasil do período colonial; a mudança de eixo de desenvolvimento do município com a implantação da linha férrea; a Camaçari contemporânea com sua industrialização, sem esquecer de todo seu valor cultural e natural.


O clima da inauguração foi de festividade, especialmente por preceder a semana em que Camaçari comemora 264 de emancipação política. Para o prefeito Elinaldo Araújo, a entrega do novo equipamento representa o respeito à cultura do município. "Estou muito feliz, especialmente por ser um espaço que resgata a história da nossa cidade. Este museu compõe o Centro Histórico de Camaçari, integrado por outras edificações que estão passando por requalificação e em breve também serão entregues, como o cineteatro e o antigo Arquivo Público", ressaltou.


A ideia do Museu de Camassary foi democratizar o acesso e divulgar a história, o patrimônio cultural, a pluralidade étnica e cultural de Camaçari, compartilhando conhecimento e sendo instrumento de preservação e divulgação de acervos referentes ao povo camaçariense. A exposição é interativa, contando com tótens digitais, smart TVs, quadros e artefatos históricos. O museu ainda terá exposições temporárias, com temáticas relacionadas ao município.


A secretária da Cultura, Márcia Tude, destacou que agora começará mais um trabalho, que é o de recepcionar a comunidade com a realização das visitas guiadas. "É um espaço moderno, tecnológico e confortável, para atender a população de forma qualificada. Esta realização é possível graças ao prefeito Elinaldo, que investe em cultura como nenhum outro município do Nordeste", disse.


O projeto arquitetônico buscou manter as características do prédio, sendo concebido pela Coordenação do Patrimônio da Secult, através do subprograma Nos Trilhos da Memória. O gestor do setor, Átila Borges, agradeceu a oportunidade e confiança em estar à frente da equipe. "Composta por profissionais competentes e que ousam. Com o museu, o nosso município passará a conhecer histórias que nunca antes foram contadas", afirmou o coordenador.

O imóvel recebeu serviços de restauração e requalificação das estruturas físicas da edificação, executadas pela Secretaria da Infraestrutura (Seinfra), ganhando uma sala de exposições climatizada, dois sanitários masculino e feminino para pessoa com deficiência (PNE), rampas e escadas com acessibilidade, localizada no platô da edificação e guarda-copo no entorno do equipamento. O museu funcionará de terça a sexta-feira, das 9h às 12h e das 13h às 16h. Para visitação, é preciso realizar agendamento através do telefone (71) 3644-9814 ou pelo e-mail: agendamuseudecamassary@gmail.com.


O evento de inauguração contou com apresentação do saxofonista Marcos Café, da Filarmônica 28 de Setembro e do poeta Humberto Magno. Estiveram presentes na cerimônia o vice-prefeito, José Tude; o subsecretário e presidente do Conselho de Cultura, Luciel Neto; além de secretários municipais e parlamentares.

















«
Anterior
Postagem mais recente
»
Anterior
Postagem mais antiga