» » » » STT leva ações para escola em Monte Gordo no Dia do Agente de Trânsito

Siga-nos no instagram @tvconexao33

O programa Trânsito 360º, desenvolvido pela Superintendência de Trânsito e Transporte Público (STT) de Camaçari durante a Semana Nacional do Trânsito 2022 (18 a 25 de Setembro), leva para o Centro Educacional Carpe Diem, em Monte Gordo, nesta sexta-feira (23/9), os projetos Caminhos da Escola e Zona 30. Para os estudantes, com idade entre 3 e 14 anos, foi elaborada uma programação repleta de atividades lúdicas, focadas nas noções de segurança viária.


Sob o tema “Educação para o trânsito abordando aspectos de segurança e sinalizações em geral”, agentes da autarquia trataram sobre o comportamento adequado dos estudantes no transporte escolar e convencional, faixa de pedestres, uso de cadeirinha, sinalizações, violência no trânsito, entre outros assuntos. A agente coordenadora dos trabalhos, Leide Simões, falou da importância de falar sobre o trânsito desde cedo, pontuando que, “essa é uma das maneiras, senão a melhor, de construirmos um trânsito mais seguro e humanizado, pois educamos, desde a base, esses pedestres e futuros condutores”.

Leide ainda comentou que se sente muito realizada em poder levar educação sobre trânsito para as escolas, especialmente nesta data. “Hoje é o dia do agente de trânsito, então, fazemos este trabalho com mais entusiasmo ainda, porque entendemos que educação é a base de tudo”, comentou a profissional, ao destacar que, “levar conhecimento para as crianças, é formar multiplicadores deste conhecimento. Eu me sinto realmente útil. É muito gratificante”.

Cerca de 100 alunos, das turmas do 5º ao 9º ano do Ensino Fundamental II, participaram das atividades no período da manhã. Eles assistiram a vídeos sobre trânsito, tiveram a oportunidade de conhecer de perto uma viatura da STT e aprender sobre as funções do giroflex, rádio e da sirene, além dos equipamentos que os agentes usam durante as ações, como apito, bornal e talonário.

O estudante do 6º ano, Arthur Vasconcelos, falou sobre o que aprendeu e o que mais gostou durante a visita da STT à sua escola. “É muito importante usar o cinto de segurança no banco traseiro e no da frente. Gostei muito de ter conhecido o pessoal da STT, que são muito atenciosos com a gente, e responderam todas as nossas dúvidas. Gostei muito deste dia, e vou lembrar para sempre”, comentou.

Sobre a importância de receber os agentes educadores neste período, quando o foco está em segurança no trânsito, a gestora da unidade de Monte Gordo, Eliene Santos, pontuou, “estamos muito felizes pela oportunidade, porque este projeto vem para estimular hábitos e comportamentos seguros no trânsito. Com certeza, este será um aprendizado que eles levarão para casa”. A diretora da instituição falou da felicidade das crianças durante a exibição do vídeo educativo, da palestra e do momento em que eles puderam entrar na viatura da STT, e conhecer o equipamento por dentro, e finalizou dizendo, “só gratidão mesmo. Agradecemos a toda a equipe pela oportunidade”.

No período vespertino, as atividades serão direcionadas para mais de 70 alunos, distribuídos nas classes do Ensino Fundamental I (6 a 9 anos) e Educação Infantil (3 a 5 anos). As mesmas ações seguem também no dia 26/9 (segunda-feira), contemplando o público da Associação Comunitária de Desenvolvimento de Parafuso e da Escola Vila Infância; e em 27/9 (terça-feira), no Centro Educacional Carpe Diem, situado no Parque das Mangabas. As atividades acontecem nos turnos matutino e vespertino.

Em paralelo, ainda nesta sexta-feira (23/9), na sede, outra equipe da STT esteve mobilizada na Operação Calçada Limpa. A fiscalização aconteceu na Rua da Bandeira, que liga o Centro ao bairro Quarenta e Seis. Os agentes atuaram no sentido de conscientizar pedestres sobre a importância de andarem nas calçadas e atravessarem nos locais indicados; também os ciclistas para usarem as ciclofaixas, que são os espaços adequados para o tráfego de bicicleta; além de condutores, sobre não estacionarem sobre passeios, manterem as ciclofaixas livres para os ciclistas e não ocuparem vagas exclusivas para idosos e cadeirantes.

Ainda como parte das ações da STT para a Semana Nacional do Trânsito 2022 está programada para este sábado (24/9), às 9h30, a palestra sobre Paz no Trânsito, no Tabernáculo Church – Primeira Igreja Batista, localizado na Avenida das Palmeiras, próximo ao Boulevard Shopping Camaçari.









«
Anterior
Postagem mais recente
»
Anterior
Postagem mais antiga