» » » » » Museu de Camassary é inaugurado na sexta (23/9)

Siga-nos no instagram @tvconexao33

Na semana que precede o aniversário de emancipação política de Camaçari, os munícipes ganharão um importante presente. Na sexta-feira (23/9), a Prefeitura, através da Secretaria da Cultura (Secult), irá inaugurar o Museu de Camassary, equipamento instalado na antiga Estação Ferroviária, no Centro Histórico da cidade. A cerimônia acontecerá às 10h, com a presença do prefeito Elinaldo Araújo e demais autoridades.

O museu tem como objetivo resgatar a memória, democratizar o acesso e divulgar a história, o patrimônio cultural, a pluralidade étnica e cultural de Camaçari, desde quando os povos originários aqui habitavam, passando pelo papel de Vila de Abrantes para o Brasil do período colonial; a mudança de eixo de desenvolvimento do município com a implantação da linha férrea; a Camaçari contemporânea com sua industrialização; sem esquecer de todo seu valor cultural e natural. O espaço se apresenta de forma interativa, compartilhando conhecimento e sendo instrumento de preservação e divulgação de acervos referentes ao povo camaçariense.

O imóvel recebeu serviços de restauração e requalificação das estruturas físicas, executadas pela Secretaria da Infraestrutura (Seinfra), ganhando uma sala de exposições climatizada, dois sanitários para pessoas com deficiência (masculino e feminino), rampas e escadas com acessibilidade, localizada no platô da edificação e guarda-copo no entorno do equipamento.

O projeto arquitetônico buscou manter as características do prédio, que está inserido na ação de revitalização do Centro Antigo, dentro do subprograma Nos Trilhos da Memória, da Secult, através da Coordenação do Patrimônio.

«
Anterior
Postagem mais recente
»
Anterior
Postagem mais antiga