» » » » Prefeito apresenta dados do Ideb 2021 de Camaçari em coletiva de imprensa

Siga-nos no instagram @tvconexao33

O prefeito de Camaçari, Elinaldo Araújo, e a secretária da Educação, Neurilene Martins, realizaram uma coletiva de imprensa na manhã desta quarta-feira (21/9), com o intuito de divulgar os dados alcançados pelo município no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) 2021, um ano em que o serviço de educação se adaptava às restrições impostas pela pandemia. A cidade obteve índice de 5,5 pontos no que se refere à qualidade da educação ofertada aos estudantes dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental (1º ao 5º ano). Já na avaliação dos Anos Finais (6º ao 9º ano), a nota é de 4.8. As duas pontuações superam as respectivas metas estipuladas pelo Ministério da Educação (MEC) para o período, estão acima dos números alcançados pelo estado e se igualam à média nacional.

O evento aconteceu na sala de reuniões da Secretaria de Governo (Segov) e contou com a presença de profissionais dos veículos de comunicação da cidade, que tiveram seus questionamentos respondidos e observações acolhidas pelo chefe do Executivo Municipal e pela gestora da Secretaria da Educação (Seduc). Também compareceram, representando toda a Rede Pública Municipal de Ensino, Alessandra Pinheiro, diretora da Escola Municipal Manoel Mercês – escola com maior nota nos Anos Iniciais (6.3) – e Ricardo Magalhães, vice-diretor da Escola Municipal Professor Luís Rogério de Souza – unidade com maior nota nos Anos Finais (5.7).

O prefeito abriu o evento destacando a importância da educação no contexto do desenvolvimento global do município, creditando o resultado do Ideb ao comprometimento de toda a rede com o aprendizado dos alunos, desde as tomadas de decisão da administração pública até o acolhimento e abordagens pedagógicas estratégicas, executadas pelos professores em sala de aula. “Desde o início atuamos a partir da perspectiva de que o mais importante é o aprendizado dos alunos, e que há vários aspectos que influenciam esse processo. Além de potencializar o ensino por meio da instrumentalização da rede, também implementamos ações de natureza social, com desdobramentos na autoestima e no bem-estar dos estudantes”, citou.

A secretária da Educação fez referência a algumas iniciativas desenvolvidas durante a pandemia, com o intuito de manter a oferta qualificada do ensino público do município. “É, de fato, o resultado de múltiplos esforços e de um conjunto de decisões assertivas. Se não tivéssemos implementado o programa Mais e Melhor Educação: em Casa, por exemplo, talvez hoje não tivéssemos o Ideb, assim como infelizmente aconteceu com o ensino médio na cidade, que ficou sem esses dados tão importantes para a projeção de novas políticas públicas. Também temos que destacar a conexão que construímos com as famílias. Essa conquista também é resultado da postura aguerrida e comprometida das famílias dos nossos estudantes”, afirmou.

A diretora da Escola Manoel Mercês, Alessandra Pinheiro, falou com alegria sobre a pontuação alcançada pela unidade. “Agradeço a toda a equipe da nossa escola, pelo companheirismo e pela parceria com os funcionários e professores. À Seduc, pelo apoio administrativo e pedagógico, bem como pela inquietação para a todo tempo promover iniciativas agregadoras”, afirmou. O vice-diretor da Escola Luís Rogério também referendou a importância da parceria. “O Ideb é um dos indicadores que refletem tudo o que realizamos cotidianamente no ambiente escolar e fora dele também, por meio das atividades pensadas para envolver e acolher os alunos cada vez mais”, observou.






«
Anterior
Postagem mais recente
»
Anterior
Postagem mais antiga