» » Príncipe Harry fala pela primeira vez sobre morte da avó, a rainha Elizabeth: 'bússola'

Na primeira declaração após a morte da monarca, Harry se diz 'eternamente grato' à avó e mencionou momento em que rainha conheceu Meghan Markle, 'minha querida esposa'.

O príncipe Harry se pronunciou nesta segunda-feira (12) pela primeira vez sobre a morte da avó, a rainha Elizabeth II. Ele se referiu à monarca, com quem mantinha uma relação próxima, como uma "bússola para muitos".

Príncipe William, Kate Middleton, príncipe Harry e Meghan Markle cumprimentam a multidão perto do Castelo de Windsor, em Londres. — Foto: Chris Jackson / POOL / AFP

Em um comunicado, Harry, 37 anos, que abandonou a monarquia em 2020, afirmou que é "eternamente grato" a sua avó, morta na quinta-feira (8) aos 96 anos, de quem sente "muita saudade".


"Vovó, este momento da partida final nos traz grande tristeza, mas sou para sempre grato por todos os nossos primeiros encontros - desde as minhas memórias da minha primeira infância com você, passando por lhe encontrar pela primeira vez como minha Comandante-em-chefe até quando você encontrou minha querida esposa e abraçou seus bisnetos amados", declarou.

No fim de semana, Harry visitou um local de homenagens à avó em frente ao Castelo de Windsor acompanhado de sua esposa, Meghan Markle, e dos agora príncipes de Gales, William e Kate, em uma rara aparição pública dos dois casais.


Príncipe William, Kate Middleton, príncipe Harry e Meghan Markle cumprimentam a multidão perto do Castelo de Windsor, em Londres. — Foto: Chris Jackson / POOL / AFP

Apesar de ter protagonizado uma das maiores polêmicas da família real britânica ao abdicar das funções da família real - e, por consequência, do salário - em 2021 para viver com sua esposa, Meghan Markle, e os filhos nos Estados Unidos, Harry mantinha uma relação próxima e bastante afetiva com sua avó.

Os dois costumavam promover momentos de descontração e brincadeiras em encontros oficiais, e a filha mais nova do casal Harry e Meghan recebeu o nome de Lilibet Diana - uma homenagem à monarca e também à mãe do príncipe, a princesa Diana.

Homenagens

A morte da rainha Elizabeth II, na quinta-feira (8), vem sendo seguida de uma série de cerimônias e homenagens, que seguirão até o dia do funeral da monarca, em 19 de setembro.


Confira a agenda oficial de eventos até lá:

  • 12 de setembro - O caixão com o corpo da rainha sairá Holyroodhouse para a Catedral de St. Giles, também em Edimburgo. O rei Charles III e outros membros da Família Real participarão de uma procissão e assistirão uma cerimônia na catedral.
  • 13 de setembro - O caixão com o corpo de Elizabeth II segue de avião para o aeroporto de RAF Northolt, em Londres, na Inglaterra. O caixão da rainha será então transportado para o Palácio de Buckingham, por estrada.
  • 14 de setembro - Pela tarde, o caixão será transportado em uma carruagem do Palácio de Buckingham ao Palácio de Westminster, onde o corpo da rainha repousará até a manhã do dia do funeral. Durante esse período, o público também terá a oportunidade de visitar o Westminster Hall para prestar suas homenagens à rainha.
  • 19 de setembro - Finalmente, o caixão será levado em procissão do Palácio de Westminster até a Abadia de Westminster, onde acontecerá o Funeral de Estado.



«
Anterior
Postagem mais recente
»
Anterior
Postagem mais antiga