» » » » Secult e UFBA assinam acordo de cooperação técnica

Siga-nos no instagram @tvconexao33


Nesta quinta-feira (15/9), a Secretaria da Cultura (Secult) e a Universidade Federal da Bahia (UFBA), através do Núcleo de Apoio à Pesquisa e Extensão (NAPE) do Instituto de Ciência, Tecnologia e Inovação (ICTI), assinaram um acordo de cooperação técnica para a promoção de atividades e eventos científicos, acadêmicos, culturais e artísticos em Camaçari.

E já há ações planejadas através da parceria. No dia 23 de setembro, a UFBA prepara uma programação especial, no Teatro Cidade do Saber, em celebração aos quatro anos de instalação da instituição no município, que contará com mesas redondas e também atrações culturais, com artistas credenciadas pelo edital Cidade Cultural.

Além disso, em outubro acontece o 2º Workshop de Ciência, Tecnologia e Inovação, promovido de forma conjunta entre o ICTI, a Secult, por meio do Laboratório de Tecnologia de Camaçari (LABTEC), e com apoio do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA). Entre outras atividades, a programação inclui oficinas, palestras e a primeira competição de veículos submarinos da Bahia, e ainda de robôs de sumô e seguidor de linha. A parceria entre as instituições também se dá através da atuação de um estudante do campus como estagiário do LABTEC.

A secretária da Cultura, Márcia Tude, destacou que a assinatura é a coroação e fortalecimento de uma relação entre as instituições que vem sendo trabalhada ao longo dos anos. “Quando estabelecemos uma cooperação técnica com uma universidade pública federal, reforçamos a institucionalidade. Estamos na perspectiva de democratizar o acesso à cultura científica e à tecnologia e, pra isso, desde 2017, quando o prefeito Elinaldo assumiu, implementamos o LABTEC. Esta parceria reforça ainda mais estas metas”, afirmou.

Representando o reitor do ICTI, a diretora Maiana Brito de Matos falou sobre os benefícios da cooperação. “A UFBA, além de ser uma universidade pública que oferece ensino de qualidade e gratuito, é importante também que seja um lugar de ciência, cultura e arte. E através dessa parceria, vamos poder desenvolver ainda mais eventos que comunguem com este intuito”.

Também participaram da assinatura, a coordenadora do LABTEC, Ana Nery dos Santos, o diretor do Teatro Cidade do Saber, Anderson Hassys, o coordenador jurídico da Secult, Paulo Nieto D'Errico, o assessor da Secult, Ricardo Nascimento, o vice-diretor do ICTI, André Luis Sousa, e a coordenadora do colegiado do ICTI, Carina Santos.








«
Anterior
Postagem mais recente
»
Anterior
Postagem mais antiga