» » » » Sedes promove festival Brincanderê em escolas do município

Siga-nos no instagram @tvconexao33


Com o intuito de levar a pauta da igualdade racial para o ambiente escolar, assim como propagar entre crianças e adolescentes, a mensagem sobre a necessidade de combate ao racismo, a Secretaria do Desenvolvimento Social e Cidadania (Sedes), por meio da Coordenadoria de Igualdade de Direitos e Combate à Discriminação, promoveu nesta quarta-feira (21/9), na Escola Municipal Edivaldo Machado Boaventura, o primeiro dia do festival Brincanderê.

A iniciativa, que acontece até sexta-feira (23/9) e vai contemplar outras duas instituições do município, reforça a Lei n.º 10.639, de 9 de janeiro de 2003, que estabelece a inclusão no currículo oficial da Rede de Ensino a obrigatoriedade da temática “História e Cultura Afro-Brasileira”, conforme lembrou o coordenador de Igualdade, José Anísio. “Essa ação tem o objetivo de levar para as escolas, a importância do negro no Brasil, dos povos tradicionais, e sabemos que através da educação é possível alcançar o entendimento e a transformação que tanto almejamos”, disse.

A gerente de Povos e Comunidades Tradicionais, Rose Braga, acrescentou que o festival também visa difundir conhecimento entre os estudantes, além de promover uma reflexão sobre a identidade cultural do município. “Nós lançamos esta atividade no mês do aniversário do município, para que as crianças possam ter esse pertencimento da identidade cultural de Camaçari, que é uma cidade que tem referências indígenas, africanas, nosso objetivo também é esse”, reforçou.

A diretora da escola, Sandra Luzia Silva, ressaltou que o evento foi de extrema importância, tendo em vista que a temática abordada precisa ser discutida e propagada todos os dias. “Quando a nossa escola foi convidada, eu fiquei muito feliz mesmo, porque esses meninos precisam disso, eles serão os multiplicadores dessa mensagem contra o preconceito e contra a discriminação, pois é através disso que teremos uma sociedade igualitária”, falou.

Na programação, a coordenadoria preparou brincadeiras lúdicas, dinâmicas, oficina de turbante, grafismo indígena, grafismo afro, além de parcerias com grupos culturais da cidade. Nesta quinta-feira (22/9), estudantes do Centro Integrado de Educação Infantil (Ciei) de Arembepe, participarão da iniciativa no Parque do Cacimbão.  E na sexta-feira, a atividade será encerrada com os alunos do Centro Educacional Yolanda Pires, situado no Jardim Limoeiro.





«
Anterior
Postagem mais recente
»
Anterior
Postagem mais antiga