» » » » Atletas baianos de comunidade quilombola conquistam medalhas em Mundial de Karatê

Siga-nos no instagram @tvconexao33

 

Três jovens da comunidade quilombola do Cangula, localizada no distrito de Boa União, em Alagoinhas (BA), conquistam cinco medalhas no Mundial de Karatê IAKU, realizado na Argentina. Um dos destaques foi o atleta faixa preta Eric Vitor, 17 anos, que ganhou duas medalhas: uma de ouro na modalidade “Kumite” e outra de bronze, no “Kata”. O karateca Ruan Aquires, que é o mais novo do grupo, com 14 anos, trouxe também, para o Brasil, duas medalhas de bronze nas modalidades “Kata” e “Kumite”. Faixa verde, o atleta Brenno Venas, 17 anos, também conquistou a medalha de bronze no “Kumite”.

 

Os jovens – que retornam nesta terça-feira, 11, a Alagoinhas – fazem parte do Projeto de Karatê Comunitário do Cangula, que conta com o apoio do Bracell Social. Além da contribuição da Bracell, os jovens mobilizaram as famílias e a comunidade para arrecadar fundos e, juntos, viabilizaram a participação dos atletas na competição internacional, realizada nos dias 8 e 9 deste mês. Os baianos foram acompanhados pela comissão técnica formada por Orlando Filho, orientador da ação no Cangula, e Franciele da Silva. O projeto, sem fins lucrativos, beneficia cerca de 30 alunos, entre 7 e 30 anos, e acontece na sede da associação comunitária desde 2014.

 

Jades Macedo, presidente da Confederação Brasileira de Karatê Open (CBKO), que acompanhou os atletas baianos, agradeceu a Bracell por apoiar o projeto na comunidade. “Abraçar esses atletas do Cangula é dar uma oportunidade para que eles provem que, nas comunidades carentes, nos projetos sociais, existem atletas de alto rendimento. Eles representaram bem o projeto e a Bahia. Vocês estão de parabéns e continuem assim”, afirmou.  

Milena Oliveira, analista de Responsabilidade Social da Bracell, destaca que “a empresa se sente feliz em poder apoiar projetos como o do Cangula e, mais ainda, em ajudar os atletas Eric Vitor, Ruan Aquires e Brenno Venas a mostrarem o potencial do esporte desenvolvido na comunidade para o mundo. Eles, que já participaram de outras competições nacionais, conquistando medalhas em Aracaju (SE) e em Alagoinhas, são exemplos para muitas outras crianças e jovens na Bahia e no Brasil pela força, amor e dedicação ao karatê”.

«
Anterior
Postagem mais recente
»
Anterior
Postagem mais antiga