» » » » Camaçari inicia formação da 2ª turma de Libras

Siga-nos no instagram @tvconexao33




Dezenas de profissionais, entre servidores municipais e policiais militares, iniciaram, na nesta terça-feira (11/10), no auditório da Secretaria de Governo (Segov), o curso básico em Língua Brasileira de Sinais (Libras). A realização conjunta é do Grupo de Trabalho Coordenador (GTC) da 7ª edição do Programa Prefeito Amigo da Criança (PPAC); da Gerência de Serviços à Pessoa com Deficiência (Gedef) da Secretaria do Desenvolvimento Social e Cidadania (Sedes); e do Núcleo de Formadores da Escuta Especializada.

Com 60 horas de formação, a iniciativa visa garantir a cidadãos surdos e deficientes auditivos acessibilidade linguística nos serviços públicos, bem como difundir a linguagem e a cultura deste público. A atividade contempla profissionais de secretarias e instituições que atuam na rede de proteção aos direitos da criança e do adolescente no município, tendo por base a Lei nº 13.431, também conhecida como Lei da Escuta Especializada ou Lei da Escuta Protegida, de 4 de abril de 2017.

Padrinho da turma, o vice-prefeito, José Tude, considerou o momento particularmente importante, tanto para a prefeitura quanto para os munícipes, em especial para aqueles que têm deficiência auditiva. “É com muita satisfação que venho participar da abertura dessa segunda turma do curso de Libras. É esse o caminho de facilitação no atendimento a esse público, que a gestão está levando adiante”, evidenciou.

A facilitadora do curso e servidora da Sedes, Kleide Moraes, trouxe para este segundo momento, uma gama ampliada de oportunidades de comunicação. “O curso está mais enriquecido. Estamos hoje com pessoas de diversos setores e instituições, o que nos fez mudar um pouco o formato. Para essa edição, ampliamos o vocabulário, o sinalário (conjunto de expressões), em função dessa diversidade de setores e instituições envolvidas”, explicou.

Carlos Enrique Carneiro, soldado do 12º Batalhão da Polícia Militar (BPM) de Camaçari, está há quase 9 anos na corporação, e é a primeira vez que passa por uma formação do gênero. “Surgiu a oportunidade e fui voluntário. Pra gente que está na área, e trabalha direto com o público, é importante que a gente tenha esse contato. A gente pode, sim, se deparar com uma pessoa que tenha essa necessidade de comunicação especializada, que a maioria das pessoas desconhece, e que muitas vezes não dá a devida atenção”, reconheceu.

A falta de conhecimento dentro do seu universo de trabalho foi o que levou a servidora Ailma Silva, da Secretaria do Desenvolvimento da Agricultura e Pesca (Sedap), a fazer parte do grupo.  “Ao longo da minha caminhada dentro da prefeitura, eu já vi muita coisa. Vejo a dificuldade que a população tem de chegar nas secretarias e de conseguir se comunicar. E fazendo o curso vou ter condição de atender de uma maneira diversa”, ponderou.

A formação segue nos dias 18 e 25/10, e nos dias 1, 8 e 22/11, sempre às terças-feiras, das 8h às 17h, no auditório da Segov. No último dia da qualificação, haverá a apresentação final da turma, ocasião em que os servidores municipais e policiais militares integrantes do grupo, receberão seus certificados.

«
Anterior
Postagem mais recente
»
Anterior
Postagem mais antiga