» » » » Caminhada do Outubro Rosa ressalta importância do diagnóstico precoce do câncer

Siga-nos no instagram @tvconexao33



 
Através da Secretaria da Saúde (Sesau), a Prefeitura de Camaçari realizou, na manhã desta quinta-feira (27/10), a Caminhada Outubro Rosa, parte do conjunto de ações que a pasta tem realizado durante todo o mês no combate ao câncer e visa promover a importância do diagnóstico precoce, uma vez que, se descoberto no início, tem maior chances de cura. O ato contou com a participação das secretarias da Mulher (Semu), do Desenvolvimento Social e Cidadania (Sedes), e do Desenvolvimento Urbano e Meio Ambiente (Sedur). A concentração aconteceu no Centro Administrativo e seguiu com destino a Praça Desembargador Montenegro.

O secretário da Saúde, Elias Natan, explicou que, “todas as nossas unidades de saúde realizam ações de prevenção ao câncer de mama. No Centro Especializado de Oncologia (Ceonc) intensificamos a realização de exames e consultas; no recém-inaugurado Centro de Atenção à Saúde da Mulher (Casm) temos ofertado diariamente exames de ultrassom das mamas e mamografia, além de ações na Academia da Saúde. A caminhada desta quinta é uma forma de chamarmos a atenção da sociedade para essa luta contra o câncer”.
 
Secretária da Mulher, Fafá de Senhorinho destacou a relação entre a Semu e a Sesau no apoio às mulheres. “Temos tido uma ótima parceria com a Sesau no intuito de garantir o acesso das mulheres aos serviços de saúde. A oferta diária de mamografias e ultrassom mamária no Centro de Atenção à Saúde da Mulher é uma conquista histórica, pois antigamente isso só ocorria em Camaçari através de mutirões”, disse ao acrescentar, “É importante essa ação de conscientização. Se toquem, literalmente. Um simples ato pode ajudar na prevenção e detectar a doença ainda no início, o que facilita o tratamento. É importante também, lembrar dos exames e da mamografia na idade certa e com a frequência correta”, declarou a gestora.

Para a gestora da Sedes, Reni Oliveira, “o olhar para as necessidades da mulher tem sido especial nesse governo. Enquanto secretária da Sedes, eu tenho visto o quanto as mulheres da nossa cidade precisam de um cuidado especial, principalmente quando muitas delas cuidam de suas famílias sozinhas. E para fazer isso, elas precisam estar bem consigo mesmas. Então, toda ação que for feita em prol das mulheres, precisa e conta com o nosso apoio”.
 
A titular da Sedur, Andréa Montenegro, ressaltou a importância de ações de combate e prevenção ao câncer. “Não estamos falando apenas do câncer de mama, mas do câncer em geral. Essa caminhada é só mais uma forma de alertarmos a sociedade como um todo, e não apenas as mulheres, da importância de combatermos essa doença, principalmente, através da prevenção”.

Além da presença de diversas pessoas e famílias que já enfrentaram o desafio do tratamento e venceram o câncer, a caminhada contou com a participação da deputada estadual Kátia Oliveira e do vereador Ivandel Pires.

Centro de Atenção à Saúde da Mulher (Casm)

Inaugurado neste mês de outubro, o Centro de Atenção à Saúde da Mulher (CASM) está localizado no bairro Gleba B e funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. A unidade tem capacidade para realizar 2 mil atendimentos por mês.

O centro oferece serviços de mamografia, ultrassonografia, endocrinologia, consultas ginecológicas, mastologista, serviço social, atendimento às mulheres vítimas de violência, psicologia, testes rápidos para Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs), colocação de DIU, Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (PICS), pré-natal de alto risco, entre outras especialidades e serviços médicos para saúde da mulher.

Para serem atendidas no local, é necessário que primeiro sejam atendidas na Unidade de Saúde da Família (USF) de seu bairro, de onde serão encaminhadas para o acolhimento especializado.

Foto: Jean Victor









«
Anterior
Postagem mais recente
»
Anterior
Postagem mais antiga