» » » » Eduardo Leite anuncia que se manterá neutro em disputa pela Presidência

Siga-nos no instagram @tvconexao33


O candidato ao governo do Rio Grande do Sul Eduardo Leite (PSDB) disse nesta sexta-feira (7) que não irá apoiar nenhum dos dois candidatos que disputam a Presidência da República no segundo turno.

Leite terminou o primeiro turno no estado com 26,81% dos votos válidos, atrás de Onyx Lorenzoni (PL), que obteve 37,5%. O ex-ministro tem o apoio do presidente Jair Bolsonaro (PL). O segundo turno está marcado para 30 de outubro.

“Eu não vou abrir o meu voto para presidente para não contaminar o debate e não deixar que se discuta apenas o Brasil e não o Rio Grande”, disse o candidato do PSDB a jornalistas.

“Nem o Lula nem o Bolsonaro vão vir aqui resolver os nossos problemas. Nem o Lula e nem o Bolsonaro estarão no Palácio Piratini nos próximos quatro anos”, completou.

Segundo ele, sua posição continuará a mesma: “no centro”. “Fora da polarização, ao lado do diálogo, do bom senso, do respeito às diferenças”, disse.

Segundo o analista da CNN Gustavo Uribe, caso o candidato se posicionasse a favor de Luiz Inácio Lula da Silva (PT), poderia perder eleitores. Bolsonaro venceu no Rio Grande do Sul com 48,89% dos votos válidos, contra 42,28% de Lula.

Caso se posicionasse a favor de Bolsonaro, eleitores petistas poderiam preferir anular o voto ou votar em branco, na avaliação de Uribe. Segundo o analista, o anúncio de neutralidade, apesar de possivelmente benéfico a curto prazo, pode prejudicar Leite no futuro, caso ele queira ser candidato à Presidência em 2026.

Eduardo Leite foi eleito governador em 2018 e deixou o cargo em março deste ano para tentar concorrer à Presidência da República. Em junho, no entanto, anunciou sua pré-candidatura ao governo do estado. Em 2018, Leite anunciou voto e apoiou Bolsonaro no segundo turno.

«
Anterior
Postagem mais recente
»
Anterior
Postagem mais antiga