» » Guarajuba e Itacimirim renovam selo Bandeira Azul para temporada 2022-23

Desde 2005, o Programa Bandeira Azul opera no Brasil, através do Instituto Ambientes e Rede (IAR), no sentido de credenciar praias e marinas brasileiras, com selo de certificação de qualidade. Na Costa de Camaçari, Guarajuba e Itacimirim estão entre as 20 praias do país, que tiveram o selo renovado para a temporada 2022-23.


Em 2022, Camaçari recebe o prêmio ecológico internacional pelo quarto ano consecutivo. A certificação é de iniciativa da organização internacional não governamental dinamarquesa Foundation For Environmental Education (FEE), que incentiva a promoção da qualidade da água, educação ambiental, segurança e serviços públicos, turismo sustentável e responsabilidade social, que estão entre os 32 critérios que os municípios concorrentes devem obedecer, para serem reconhecidos pelo programa.

A titular da Secretaria do Turismo (Setur), Cristiane Bacelar, falou da importância para o município, no âmbito da atividade turística e econômica, da renovação do selo nas duas praias, pontuando, “a Bandeira Azul atrai para o município um turista diferenciado, com poder aquisitivo maior. Países da Europa e os Estados Unidos procuram localidades que possuem esta certificação para passar suas férias. Automaticamente, isso fomenta toda a economia local e desenvolve toda a região”.

Conscientizar as pessoas sobre a importância de não poluir e degradar o meio ambiente, segundo a gestora da Setur, é o principal desafio do governo municipal. “Defendemos a preservação ambiental e, para isso, buscamos o apoio da sociedade civil, das organizações não governamentais, das empresas privadas parceiras, para que nos ajudem nas ações de educação e formação do cidadão”, acrescentou.

Guarajuba e Itacimirim, portanto, seguem o alto padrão de qualidade exigido pelo programa, que engloba os setores de turismo e meio ambiente, de maneira local, regional e internacional, e estão em conformidades com as regras estabelecidas, confirmando assim, o compromisso da gestão pública que, através da Setur, trabalha no sentido de colocar a costa do município entre os 10 principais pontos turísticos do país, até 2024.

“Vale destacar, que o selo Bandeira Azul movimenta ainda mais a nossa economia e serve como instrumento de marketing da nossa cidade. Além disso, é um grande atrativo para a vinda de novos investidores, para a região e para a atividade do turismo”, encerrou, entusiasmada, a secretária.

Em outubro, foram divulgados os nomes das 29 praias e 11 marinas brasileiras selecionadas, de acordo com avaliação de um júri internacional. Conforme as especificações do calendário da FEE, em novembro próximo acontece o início da temporada Bandeira Azul no Hemisfério Sul, quando serão realizadas as cerimônias de entrega e hasteamento das bandeiras, com data ainda a confirmar.

Foto: Arquivo

Agência de Notícias
Coordenadoria de Jornalismo e Imprensa
Diretoria de Comunicação - Prefeitura de Camaçari

«
Anterior
Postagem mais recente
»
Anterior
Postagem mais antiga