» » » » Museu UNICA recebeu 359 visitantes no último mês

Siga-nos no instagram @tvconexao33



Ao todo, 359 pessoas conheceram o Museu de Ciência e Tecnologia UNICA - Universo da Criança e do Adolescente, instalado na Cidade do Saber, entre 6 de setembro e 6 de outubro. Foram recebidas sete diferentes instituições, voltadas para o ensino fundamental I, fundamental II e médio. Desde a abertura da nova temporada do espaço, em 20 de julho, foram totalizados 1.109 visitantes. Nesta quinta-feira (6/10), o equipamento recebeu 30 alunos do 6º ao 9º ano da Escola Crescer e Saber.

Entre os jovens presentes, estava Paulo Gabriel Lopes, 13 anos, que foi ao museu pela primeira vez. “Achei muito interessante, aprendi várias coisas novas. Os experimentos que mais gostei foram os das bicicletas”, contou o garoto. Os aparelhos transformam energia mecânica, a partir das pedaladas, em energias elétrica e eólica.

Já Letícia Silva, 13 anos, afirmou que o experimento preferido foi a Mostra Cheiros e Sabores, especialmente o que exige que o visitante adivinhe o produto a partir do olfato. “Alguns assuntos abordados no museu eu já conhecia, outros, foram novidades e pude aprender. Achei a visita legal. Este é um espaço importante para Camaçari”, disse.

Administrado pela Prefeitura, através da Secretaria da Cultura (Secult), a estrutura é ideal para os amantes da ciência, além de servir para que estudantes possam descomplicar e ver de forma prática os conhecimentos aprendidos em sala de aula. O acervo conta ainda com um memorial do Polo Industrial de Camaçari.

O Museu UNICA ocupa uma área de 300 metros quadrados, contando com cerca de 40 experimentos de eletricidade, magnetismo, óptica, ondas, mecânica, energia e quadros de ilusão óptica. As visitas são guiadas por mediadores, com a proposta pedagógica de ofertar ferramentas interativas no contexto da ciência e tecnologia e, de forma lúdica, colaborar com aprendizagens dos conteúdos formais aplicados em sala de aula. A visitação é recomendada para pessoas com idade a partir de 7 anos.

O agendamento para conhecer o equipamento deve ser feito com, no mínimo, 30 dias de antecedência e através do e-mail: agendamento.unica@camacari.ba.gov.br. O grupo precisa ter, ao menos, 10 pessoas, sejam instituições ou a população de forma geral. As visitas acontecem de segunda a sexta-feira, das 9h às 11h e das 14h às 16h, e as pessoas devem chegar com 15 minutos de antecedência e apresentar a confirmação do agendamento no dia. É orientado para a visita a lavagem das mãos e o uso de álcool em gel. Não é permitido entrar no local com bolsas, mochilas e qualquer tipo de alimento.

A taxa de visitação custa R$ 10 (inteira) e R$ 5 (meia), e é voltada para estudantes da rede privada e universitários. A entrada é gratuita para grupos provenientes de escolas públicas e de instituições sociais sem fins lucrativos; professores, coordenadores, diretores, supervisores, e quadro de apoio de escolas públicas federais, estaduais ou municipais e de instituições privadas.





«
Anterior
Postagem mais recente
»
Anterior
Postagem mais antiga