» » Praias monitoradas pela Cetrel em Camaçari têm selos Bandeira Azul renovados para 2022-2023

A empresa ambiental é a responsável pela análise da água do mar de Itacimirim e Guarajuba, que são duas das três praias baianas com a certificação internacional.



Foto: Acervo Cetrel

Três praias no litoral baiano tiveram os selos internacionais Bandeira Azul renovados pela ONG dinamarquesa Foundation For Environmental Education (FEE) para a temporada 2022-2023. São elas: Ponta de Nossa Senhora do Guadalupe, na Ilha dos Frades, em Salvador, e Guarajuba e Itacimirim, em Camaçari, na região metropolitana da capital baiana. Estas duas últimas têm a qualidade das águas analisada pela Cetrel, empresa ambiental baiana com mais de 40 anos de expertise no mercado.

 

Para que as praias possam receber o selo de certificação é necessário verificar os parâmetros microbiológicos e físico-químicos da água. Valdo Pontes, gerente do Laboratório da Cetrel, destaca que essa avaliação é realizada quinzenalmente. “Dentre os critérios obrigatórios para obter o Bandeira Azul está a análise da qualidade da água, avaliando os parâmetros microbiológicos Escherichia coli e Enterococos, que devem apresentar resultados excelentes, não bastando apenas ser considerada como própria. Monitoramos também os parâmetros físico-químicos, como pH (que deve estar em uma faixa entre 6 – 9), óleos e materiais flutuantes”, informa ele, salientando que, para obter o selo, é preciso que a praia apresente um percentual de 95% de atendimento aos limites de excelência na qualidade da água.

 

O gestor ainda destaca que os laboratórios da Cetrel realizam as avaliações nas praias de Guarajuba e Itacimirim desde 2018. Até o momento, já foram mais de 390 amostras analisadas e publicadas, com cerca de 1950 ensaios realizados.

 

“O Selo Bandeira Azul hasteada em uma praia mostra que estão assegurados os mais altos padrões de saúde, segurança, serviços, qualidade da água e educação ambiental e, nós da Cetrel, que somos uma empresa marcada pelo comprometimento com o meio ambiente, ficamos felizes em contribuição com essas certificações por meio da análise da qualidade da água dessas praias. Afinal, ter o Bandeira Azul é conquistar a maior premiação global dedicada a gestão de praias e marinas”, pontua.

 

O gerente de Relações Institucionais da Cetrel, Eduardo Fontoura, pontua também que este trabalho é fruto de uma parceria com a Prefeitura Municipal de Camaçari, por meio da Secretaria Municipal de Turismo (Setur). “Como resultado desta aliança, podemos oferecer aos banhistas a certeza de que estão se banhando em praias que têm suas águas avaliadas, de forma rigorosa, para garantir a segurança de todos”, afirma.

 

Sobre a Cetrel

 

A Cetrel oferece soluções ambientais em água, efluentes e reúso, destinação térmica de resíduos, gerenciamento e remediação de áreas contaminadas, monitoramento ambiental e gestão de dados ambientais para todo o Brasil, trabalhando permanentemente para inovar e superar as expectativas dos clientes. A empresa possui certificação nas normas internacionais ISO 9001, ISO 14001, ISO 45001 e ISO 17025 e tem como clientes empresas da indústria farmacêutica e de cosméticos, química e petroquímica, óleo e gás, alimentos e bebidas, papel e celulose, mineração e siderurgia, dentre outras.

 

Com atuação desde 1978, a Cetrel é responsável pelo fornecimento de água (clarificada, desmineralizada, industrial e potável), tratamento e disposição final de efluentes e destinação térmica de resíduos industriais, além dos programas de gestão dos recursos hídricos e de monitoramento ambiental (água, ar e solo) do Polo Industrial de Camaçari (BA), utilizando ainda um modelo compartilhado de gestão do sistema de tratamento de efluentes. A empresa fornece também soluções de tratamento de água e efluentes on-site, ideais também para estabelecimentos com grande potencial de reúso de água, como indústrias, shoppings, instituições de ensino, hospitais, edifícios comerciais e aeroportos. Saiba mais em: https://www.cetrel.com.br.


 

Para esclarecimentos adicionais, favor contatar:


https://www.agenciaat.com

ATcom - Estratégia, Relacionamento e Conteúdo

Juracy dos Anjos (71) 99918.9642 l juracy@agenciaat.com

Suely Temporal (71) 99918.9633 I suely@agenciaat.com

http://www.agenciaat.com

https://www.facebook.com/agenciaatcom https://www.twitter.com/agenciaatcom https://www.instagram.com/agenciaatcom 

«
Anterior
Postagem mais recente
»
Anterior
Postagem mais antiga