» » » » » Seduc promove encontro formativo sobre alfabetização

Siga-nos no instagram @tvconexao33





Dando continuidade aos processos formativos que compõem o movimento de estruturação do Sistema Próprio de Ensino na Rede Pública Municipal de Camaçari, a Secretaria da Educação (Seduc) promoveu, por meio de parceria técnica com o Instituto Chapada de Educação e Pesquisa (Icep), uma roda de conversa com o tema “Reflexões sobre a Abordagem Psicogenética Construtivista na Alfabetização”. O encontro aconteceu no auditório da Diretoria Pedagógica (Dipe), na tarde desta terça-feira (18/10), e foi mediado pela psicopedagoga Giovana Zen, mestre e doutora em Educação e Pós-doutora em Aquisição da Escrita na Língua Portuguesa.

A secretária da Educação, Neurilene Martins, deu boas-vindas à palestrante convidada, bem como aos técnicos pedagógicos, público-alvo da iniciativa, destacando a importância de aprofundar o debate acerca da concepção de conceitos intrínsecos ao fazer docente, sobretudo na perspectiva da alfabetização. “É preciso ampliar a compreensão sobre as ações que integram o nosso cotidiano, para potencializar essas atividades e seus desdobramentos no processo de aprendizagem por parte dos estudantes. Qualificação requer inquietação, inovação e constância na busca por aprimoramento”, comentou.

Para a Pós-doutora Giovana Zen, a compreensão sobre alfabetização, bem como as políticas para sua implementação, podem variar, a depender de diversas perspectivas possíveis. “Se avalio que leitura é a oralização do escrito, vou obter um determinado resultado. Se considero leitura com compreensão do escrito, o resultado será outro”, exemplificou, argumentando que as concepções orientam o trabalho de alfabetização e seu entendimento precisa estar bem definido, o que vai amparar a formulação de estratégias e abordagens cada vez mais eficientes.

O público-alvo aprovou o encontro formativo, exaltando a funcionalidade e aplicabilidade prática dos conceitos abordados. Especialista em Alfabetização e Letramento, a pedagoga Bia Oliveira, que compõe um projeto de acompanhamento das aprendizagens na rede municipal, afirmou que o conteúdo exposto e as reflexões propostas têm grande potencial de gerar transformações positivas da oferta do ensino público em Camaçari. “É um momento muito importante para nossa formação, pois os conteúdos dialogam diretamente com a nossa prática pedagógica cotidiana. Seguiremos nos refazendo, nos reconstituindo enquanto profissionais de educação, buscando garantir a aprendizagem de todos os educandos”, avaliou.






«
Anterior
Postagem mais recente
»
Anterior
Postagem mais antiga