» » » » » Seminário prepara Camaçari para mudanças climáticas

Siga-nos no instagram @tvconexao33




Camaçari sediou na manhã desta terça-feira (18/10), através da Secretaria do Desenvolvimento Urbano e Meio Ambiente (Sedur), um debate on-line do projeto Bahia no Clima, desta vez com base na temática: Preparando Camaçari para as mudanças climáticas. A ação é coordenada pela Diretoria Ambiental (Diram) da pasta.

A iniciativa consiste em formações e ações em mudanças climáticas, voltado para os municípios baianos, que traz para a população e organizações locais, o entendimento científico das alterações no clima e a necessidade de organização social para enfrentar problemas desta ordem de complexidade e desafios inéditos em toda a história da humanidade.

Na abertura do encontro, a titular da pasta, Andréa Montenegro, falou da satisfação em ter o município entre as dez cidades baianas que integram essa edição. “Quero iniciar esse momento agradecendo ao Bahia no Clima: Preparando os Municípios, que selecionou 10 cidades baianas, entre elas, a minha cidade que tanto amo, Camaçari. Em nome do nosso prefeito, Elinaldo Araújo, desejo que essa manhã, nesta imersão, soluções sejam apontadas para superar os desafios e se tornem nosso maior objetivo”, concluiu.

Logo em seguida, o coordenador de Planejamento e Projetos da pasta, Fábio Moura, contextualizou o município para dezenas de pessoas presentes no seminário. “Camaçari atualmente tem 86 bairros urbanos, mais duas áreas especiais. Vou trazer aqui uma contextualização municipal básica, como a localização, projetos populacionais, apresentar as áreas urbanas, rurais e zona industrial. Trago ainda, alguns dados demográficos dos anos de 1991 / 2000 / 2010”, explicou.

De acordo com a equipe técnica coordenadora do Bahia no Clima, o Nordeste é a região do Brasil mais vulnerável às mudanças climáticas. As cidades brasileiras não estão adaptadas para o clima atual. De acordo com estudos realizados no ano de 2019, Camaçari ocupa a 16ª posição na emissão de gás de efeito estufa. São mais de 600 toneladas, sendo duas toneladas por habitantes.

Ao longo do debate, foram passadas as recomendações gerais para a preparação das mudanças climáticas no município, entre elas: a implantação de medidas institucionais de conservação das áreas verdes; atrair pesquisa científica; lançar meta de restauração florestal; atrair pesquisa científica para monitorar a tríade água, energia e alimentos; estimular técnicas construtivas na cidade e no campo aproveitando a energia solar, chuva e que favoreçam o conforto térmico; além de elaborar um plano de comunicação para aumentar o senso de urgência na sociedade.

Para finalizar, os presentes fizeram suas considerações sobre os dados apresentados. Gilberto Campos, coordenador de Planejamento Ambiental da Sedur, agradeceu as intervenções. “Eu gostaria de agradecer a toda equipe do programa. Com toda certeza, nós vamos tomar as medidas cabíveis a partir dos dados e recomendações que foram passadas neste encontro. Nos colocamos sempre à disposição para debates dessa natureza, que fortalecem e preparam nosso município”, concluiu.

O debate na íntegra já está disponível no perfil da pasta no Instagram (@sedurcamacari) e, em breve, estará disponível também no canal da Sedur no YouTube.





«
Anterior
Postagem mais recente
»
Anterior
Postagem mais antiga