» » » Visitadores do 1ª Infância participam de capacitação com pesquisadoras da USP

Siga-nos no instagram @tvconexao33





Referência no que diz respeito aos impactos positivos ocasionados pelas atividades realizadas durante as visitas domiciliares, que levam informações sobre a importância do cuidado infantil no desenvolvimento integral das crianças na primeira infância, considerando a família e o contexto de vida, os visitadores do Programa Primeira Infância/Criança Feliz, participam até a próxima sexta-feira (7/10) de uma capacitação com pesquisadoras da Universidade de São Paulo (USP).

No total, mais de 30 profissionais participam do treinamento, promovido através de uma parceria entre a universidade e o Ministério da Cidadania, conforme explicou a titular da Secretaria do Desenvolvimento Social e Cidadania (Sedes), Reni Oliveira. “O treinamento com os visitadores iniciou na segunda e vai até a sexta. Para nós, enquanto gestão, é motivo de alegria que os nossos colaboradores participem da pesquisa e recebam essa capacitação, porque o município só tem a ganhar, tendo em vista que o serviço prestado ao público-alvo só tende a melhorar’, falou.

Coordenadora do programa no município, Francineide Santos falou da importância da capacitação. “Após avaliação de vários estados e municípios, Camaçari foi selecionada para participar da pesquisa, por conta dos resultados positivos em decorrência das visitas domiciliares, e esse treinamento, com a aplicação de uma nova metodologia, vem para aprimorar o que já realizamos e garantir que o trabalho seja de excelência”, falou.

Professora do Departamento de Pediatria da Faculdade de Medicina da USP e diretora do Centro de Desenvolvimento Infantil da instituição, Alexandra Bentrani, uma das pesquisadoras, falou sobre a avaliação e aplicação da capacitação no município. “O que estamos fazendo aqui é parte de um projeto que estamos trabalhando desde 2021, que é aprimorar a qualidade das visitas domiciliares do Programa Primeira Infância/Criança Feliz. Nós avaliamos o que já era feito, fizemos adaptações, e propusemos uma nova metodologia, que é esse treinamento que os visitadores estão fazendo”, disse.

Representante do Ministério da Cidadania, a coordenadora-geral de Formação e Disseminação da Secretaria Nacional de Atenção à Primeira Infância, Cleidionice Gonçalves, detalhou o objetivo da iniciativa. “A gente pretende apresentar para os profissionais do programa um modelo de capacitação que seja mais conciso, mais direto, que esclareça melhor a intencionalidade da visita domiciliar, que os ajude e os prepare para fazer melhor essa abordagem ao nosso público prioritário”, finalizou.

Foto: Adeilson Carvalho

«
Anterior
Postagem mais recente
»
Anterior
Postagem mais antiga