» » » » » » Baiano e colunista do Aratu On, Yuri Silva integra equipe de transição do governo no GT de Igualdade Racial

Siga-nos no instagram @tvconexao33


Yuri Silva é jornalista, pesquisador de políticas de direitos humanos e ativista do movimento negro baiano,
Um dos Colunistas On foi convidado a compor a equipe de transição do governo do presidente eleito, Lula (PT). Trata-se de Yuri Silva, jornalista, pesquisador de políticas de direitos humanos e ativista do movimento negro baiano.

CONFIRA OS TEXTOS DE YURI SILVA

Silva participará da coordenação do grupo de trabalho (GT) sobre igualdade racial na transição de governo. Ele foi indicado para o espaço por 14 organizações nacionais que se reúnem entorno da ‘Convergência Negra’, fórum de unidade do movimento negro brasileiro.

Oitavo nome a ser divulgado para o GT de igualdade racial, Yuri Silva se soma aos ativistas Douglas Belchior, Preta Ferreira, Thiago Tobias, Ieda Leal e Givânia Silva e aos ex-ministros da Igualdade Racial dos governos Lula e Dilma, Martvs das Chagas e Nilma Lino Gomes. A oficialização dos oito nomes acontecerá nos próximos dias em portaria assinada pelo coordenador da equipe da transição presidencial e vice-presidente eleito, Geraldo Alckmin (PSDB).

SOBRE YURI

Baiano de Salvador, Yuri Silva, 27 anos, é jornalista e ativista antirracista, LGBTQIA+ e das pautas dos Direitos Humanos. Mestrando em Gestão e Políticas Públicas na Fundação Getúlio Vargas - FGV (Escola de Administração - EAESP), pesquisa o orçamento das políticas públicas de igualdade racial e a transversalidade da pauta de combate ao racismo na gestão pública.

Exerce atualmente a função de coordenador de Direitos Humanos do Instituto para Reforma das Relações entre Estado e Empresa (IREE), onde debate a interação entre o setor público e privado, além de temas como ESG, diversidade e inclusão (D&I), Direitos Humanos e Empresas no âmbito do debate nacional e internacional e responsabilidade social corporativa. 

No movimento negro, é coordenador nacional do Coletivo de Entidades Negras (CEN) e membro do Operativo Nacional da Convergência Negra, fórum de unidade que reúne 14 organizações nacionais e históricas do movimento negro brasileiro, como UNEGRO, CONEN, CEN, MNU, APNs, Quilombação, UNALGBT, Raiz da Liberdade, Circulo Palmarino, MNU, Afro-Origem e ABPN.

Coordenou e atuou na equipe técnica de projetos e programas operados por organizações da sociedade civil financiados pelo Governo da Bahia e pelo Governo Federal, além de organizações internacionais, para promoção dos direitos da população negra, formação de jovens negros periféricos, desenvolvimento econômico de empresários negros e de comunidades tradicionais de terreiros de candomblé e de quilombos, como Terra Preta, Feira Negros Solidários, Vitrine Cultural, Alvorada dos Ojás, entre outras iniciativas de políticas públicas.

Também é um dos organizadores do livro ‘Ìtọjú - Análises dos mecanismos de preservação da memória e do patrimônio imaterial do Candomblé na Bahia’, onde são analisados os mecanismos de políticas públicas para lidar com os patrimônios negros, entre outros capítulos, artigos e colaborações para publicações.

«
Anterior
Postagem mais recente
»
Anterior
Postagem mais antiga