» » Cuidado com o doce: diabetes é sete vezes mais mortal que hipertensão



Maus hábitos

Se livrar dos maus hábitos também é tarefa difícil, já que estão ligados a fatores diferentes: comportamentais, hormonais e ambientais. “Estamos dormindo menos por uma questão comportamental: nossa rotina está muito cheia, então acabamos sacrificando o sono para ter um pouco de lazer, por exemplo. Quem não tem o centro que regula a fome e saciedade (hipotálamo) bem calibrado acaba tendo problemas com sobrepeso. Além do mais, também sofremos influência das nossas companhias. Dá para ver que abandonar esses hábitos requer ação em várias frentes”, avalia Diogo Cirico.

                                                                   Vida normal
O especialista em nutrição funcional reforça que, com os avanços da ciência na área da saúde, o diabético não precisa de uma dieta especial. “Ele tem uma missão: manter-se dentro de uma alimentação saudável e balanceada pelo resto da vida. Isso não significa que não vai poder comer doce, mas que ele vai comer um pouco de doce, sem excesso e sempre com hábitos saudáveis, como se exercitar regularmente e ter boas noites de sono”, finaliza.

Ligada a hábitos de vida, diabetes pode ser prevenida

Uma rápida análise dos dados da Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico (Vigitel) do Ministério da Saúde explica a sexta posição do Brasil no ranking de maior incidência de diabetes. 

“Entre 18 e 26% dos adultos que moram em capitais brasileiras se declararam obesos; entre 6,8 e 25,74% disseram consumir refrigerantes mais de cinco vezes por semana; de 10,79% a 23,83% afirmaram comer doces 5 ou mais vezes por semana e de 39,65% a 50,86% confessaram que não praticam atividade física suficiente. Esses números demonstram que os hábitos do brasileiro precisam melhorar”, enumera o nutricionista e responsável técnico da Growth Supplements.

A saúde da população brasileira, diz o nutricionista, é uma bomba prestes a explodir. “A diabetes é uma doença crônica provocada principalmente por maus hábitos de vida, como alimentação de baixa qualidade, excesso de calorias, tabagismo, sedentarismo, alto consumo de álcool e de açúcar. Na média, o brasileiro come poucas frutas, verduras e legumes e muitos alimentos ultraprocessados, que têm baixíssimo valor nutricional. Eles não têm fibras, vitaminas nem minerais. São um grande fator de risco para a diabetes”, alerta.

Cantor Kevin William se apresenta no Mercadão da Bahia nesta sexta

Artista gaúcho fará a alegria do público a partir das 16h, na Varanda Gourmet, dentro da programação gratuita do empreendimento

«
Anterior
Postagem mais recente
»
Anterior
Postagem mais antiga