» » » » » Defesa Civil faz alerta para chuvas em Camaçari e recomenda atenção e cuidado

Siga-nos no instagram @tvconexao33



A Coordenadoria de Proteção e Defesa Civil de Camaçari (Compdec), órgão vinculado à Secretaria dos Serviços Públicos (Sesp), informou, nesta segunda-feira (28/11), que as condições climáticas no município são de chuva e ventos moderados. O volume de chuva esperado está entre 24 e 40 milímetros/hora (mm/h), e a força dos ventos pode atingir 20 quilômetros/hora (km/h). As recomendações à população são de atenção e cuidado, pois a variação do clima costuma acontecer.

O responsável pela Defesa Civil, Ivanaldo Soares, comentou ser fundamental, “os munícipes evitarem locais com incidência de alagamentos, não deixarem seus veículos estacionados debaixo de árvores, e não se abrigarem sob as mesmas”. O coordenador também fez alerta sobre os aparelhos eletrônicos, e orientou, “o correto é que todos os aparelhos estejam fora da tomada da rede de energia, pois podem ocorrer descargas elétricas, principalmente em residências que não têm aterramento”.

Os trabalhos de assistência à população, que sofre pelos transtornos provocados pelo clima chuvoso, acontecem de forma integrada, através da Operação Chuva, desde o domingo (27/11), quando a Defesa Civil e as secretarias do Desenvolvimento Social e Cidadania (Sedes) e da Habitação (Sehab), visitaram os locais mais atingidos, como a localidade de Malícia, em Vila de Abrantes, região da costa do município. “Foram instaladas lonas plásticas nas casas que perderam parte do telhado, distribuídas cestas básicas, cobertores e colchões”, comentou o coordenador.

A previsão de chuvas e ventos segue até sexta-feira (2/12), e os trabalhos para minimizar os impactos decorrentes dos fenômenos naturais continuam durante toda a semana. Ainda nesta segunda-feira, ocorre a reinstalação dos telhados nas casas que foram destelhadas pela força do vento. “Cerca de oito casas perderam os telhados, e alguns chegaram a atingir a rede elétrica, então, tivemos que acionar a Coelba [Companhia de Eletricidade do Estado da Bahia]”, explicou Ivanaldo.

Vale destacar, ainda, que a Sehab está atuando no sentido de incluir os imóveis que tiveram sua estrutura comprometida com as chuvas do fim de semana, no Programa Casa Melhor, desenvolvido pela pasta, que tem como objetivo recuperar residências, garantindo melhorias habitacionais.

A Sedes, através da Coordenadoria de Proteção Social Básica mobilizou as equipes para acompanhar de perto a situação das famílias afetadas. No total, foram 27 ocorrências registradas pela Defesa Civil, nos bairros Verdes Horizontes, Nova Vitória e no distrito de Vila de Abrantes. Vale ressaltar, que os profissionais visitaram todos os locais sinalizados e atendeu conforme a necessidade, com benefícios eventuais, e deu os devidos encaminhamentos para outros setores e serviços da gestão municipal.

A ação da Sedes teve como objetivo, fazer o levantamento da situação para identificar possíveis demandas que cabem à pasta, conforme explicou a titular da secretaria, Reni Oliveira. “Nós fomos acionados pela Defesa Civil e logo colocamos os nossos técnicos na rua para visitar as famílias atingidas, porque não podemos desamparar a população numa situação delicada como essa, lembrando que esse é o papel do social”, disse.

Foto: Arquivo

«
Anterior
Postagem mais recente
»
Anterior
Postagem mais antiga