» » » » Explosão na Polônia, perto da fronteira com a Ucrânia, deixa mortos; país é membro da OTAN

Siga-nos no instagram @tvconexao33


Duas pessoas morreram após uma explosão na Polônia, em uma região próxima à fronteira com Ucrânia. Segundo a mídia polonesa, dois mísseis ou foguetes teriam sido responsáveis pelo ocorrido. 

A Polônia faz parte da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan), um tratado de ajuda militar entre os países membros. Além do país atingido, os Estados Unidos estão no grupo. Um dos motivos que teria levado a Ucrânia a ser bombardeada pela Russia foi a aproximação do país com a OTAN, mas sem que o país fizesse parte oficialmente.

Segundo o artigo 5º do tratado, “As partes concordam em que um ataque armado contra uma ou várias delas na Europa ou na América do Norte será considerado um ataque a todas, e, consequentemente, concordam em que, se um tal ataque armado se verificar, cada uma, no exercício do direito de legítima defesa, individual ou colectiva, reconhecido pelo artigo 51.° da Carta das Nações Unidas, prestará assistência à Parte ou Partes assim atacadas, praticando sem demora, individualmente e de acordo com as restantes Partes, a ação que considerar necessária, inclusive o emprego da força armada, para restaurar e garantir a segurança na região do Atlântico Norte".

Até o momento, no entanto, não está claro de onde vieram os supostos projéteis. “Os bombeiros estão no local, não está claro o que aconteceu”, disse Lukasz Kucy, oficial de plantão em um posto de bombeiros próximo ao vilarejo de Przewodow, onde ocorreu a explosão. As informações são da CNN e Reuters.

Um porta-voz do governo informou que o primeiro-ministro polonês Mateusz Morawiecki convocou o Comitê do Conselho de Ministros de Segurança Nacional e Assuntos de Defesa. Ainda não há informações sobre a resolução da comunidade internacional.

«
Anterior
Postagem mais recente
»
Anterior
Postagem mais antiga