» » Polícia Federal prendeu ele é o principal investigado brasileiro nos crimes de ataques cibernéticos.

A Polícia Federal prendeu, nesta última quarta-feira (19/10), em Feira de Santana,  a 120 km de Salvador, o principal investigado brasileiro suspeito de integrar a organização criminosa transnacional denominada "Lapsus Group".

A prisão ocorreu durante uma ação de desdobramento da Operação "Dark Cloud", que investigava a organização criminosa responsável por diversos ataques cibernéticos, especialmente os praticados no final de 2021.

De acordo com o delegado que atua na operação, Fábio Marques, o suspeito é paraibano e é considerado um dos maiores hackers do Brasil. O suspeito, que não teve o nome divulgado, foi encaminhado para Brasília.

De acordo com a Polícia Federal, ele é o principal investigado brasileiro nos crimes de ataques cibernéticos. Durante a ação, a namorado do suspeito também foi presa. 

As investigações foram iniciadas em dezembro do ano passado, quando a Polícia Federal tomou conhecimento de que o ambiente em nuvem do Ministério da Saúde havia sido atacado.

Na ocasião, os invasores deletaram arquivos, dados e instâncias da pasta atacada, levando inclusive ao comprometimento do site conectesus.saude.gov.br, responsável pelo Certificado Nacional de Vacinação.

Após o ataque, ao tentar acessar o site do Ministério da Saúde, os usuários encontraram um recado afirmando que os dados do sistema haviam sido copiados e excluídos e estavam nas mãos do grupo invasor.

Os crimes apurados no inquérito policial são os de organização criminosa, invasão de dispositivo informático, interrupção ou perturbação de serviço telegráfico, radiotelegráfico ou telefônico, impedir ou dificultar-lhe o restabelecimento. Foi constatada ainda a prática de corrupção de menores, crime previsto no Estatuto da Criança e do Adolescente, e de lavagem de capitais, conforme a Lei nº 9.613/1998.


«
Anterior
Postagem mais recente
»
Anterior
Postagem mais antiga