» » » » » » » PPAC reúne dezenas de adolescentes em 5º encontro de formação

Siga-nos no instagram @tvconexao33


Com vistas ao I Fórum Municipal do Adolescente, previsto para o dia 30 deste mês, aconteceu na tarde desta segunda-feira (7/11), no Teatro Alberto Martins, o 5º encontro de formação do Projeto Adolescente do Futuro, quando foi abordado o tema “Políticas Públicas e o Poder Executivo”. O encontro é promovido pelo Grupo de Trabalho Coordenador (GTC) da 7ª edição do Programa Prefeito Amigo da Criança (PPAC), vinculado à Secretaria de Relações Institucionais (Serin).

O evento formativo reuniu dezenas de estudantes de 13 escolas da rede municipal de ensino, com idade entre 12 e 15 anos, matriculados do 6º ao 9º período do Ensino Fundamental II. Na oportunidade, os adolescentes puderam conhecer as responsabilidades das diversas secretarias do governo municipal, e as respectivas áreas de atuação, que foram apresentadas pelos representantes das pastas.

A formação, que teve início em julho deste ano, já contemplou mais de 100 adolescentes, como é o caso de Paulo Victor Castro, de 13 anos, estudante do 7º ano do Centro de Educação Municipal de Camaçari (CEMC), que demonstrou ter consciência sobre seu papel na construção de uma sociedade melhor, destacando a responsabilidade acerca do cuidado com o meio ambiente. “Eu sou adolescente, e aprendi que tenho obrigações com o meu planeta. Se praticarmos pequenas atitudes, como o descarte correto do lixo, por exemplo, contribuiremos para um lugar melhor de viver”, declarou.

Eduarda Gabrielly Gonçalves, aluna da Escola Municipal Cleusa Maria de Carvalho Moreira, confirmou a importância do encontro, pontuando, “venho desde o início, porque é uma coisa nova que a gente está vivenciando. Aprendemos muito com os temas relacionados a tudo que vivemos”. A adolescente, que completa 14 anos em 2023, explicou como transmite aos colegas o que aprendeu na formação, declarando, “todos os trabalhos que a gente faz na escola são baseados no que a gente ouve aqui, então, mesmo que meus amigos não venham, eles também aprendem”.

Os encontros de formação também devem envolver os poderes Legislativo e Judiciário. Segundo os organizadores, visitas à Câmara Municipal e ao Fórum de Justiça, compõem a agenda de atividades do PPAC. Em tempo, os adolescentes poderão conhecer a estrutura de cada equipamento, e os trabalhos que são desenvolvidos, diariamente, em seus departamentos. As atividades de formação também incluem oficinas educativas, e na próxima quarta-feira (9/11), das 9h às 12h, os estudantes da Escola Municipal Catu de Abrantes, devem receber o GTC.

Participaram do encontro desta segunda-feira, as secretarias de Governo (Segov), da Educação (Seduc), da Saúde (Sesau), da Mulher (Semu), do Desenvolvimento Social e Cidadania (Sedes), da Administração (Secad), da Fazenda (Sefaz), da Cultura (Secult) e da Superintendência de Trânsito e Transporte Público (STT). Também marcaram presença, representantes do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) e do Conselho Tutelar.

Foto: Tiago Pacheco

«
Anterior
Postagem mais recente
»
Anterior
Postagem mais antiga