» » » » » » Bahia tem mais de 200 municípios sob alerta de chuvas intensas neste fim de semana

Siga-nos no instagram @tvconexao33


Parte significativa da Bahia continua sob alerta de chuvas intensas neste sábado (10) e domingo (11). Um novo alerta “Laranja”, classificado como de “Perigo”, foi emitido às 9h30, com validade de 24 horas.

Os alertas são emitidos pelo Instituto Nacional de Meteorologia e pelo Centro Virtual para Avisos de Eventos Meteorológicos Severos para o Sul da América do Sul (Alert-AS).

Ao todo são 90 municípios baianos com possibilidade de temporais com potencial de causar danos, nas regiões Centro-Sul, Oeste e Sul.

O alerta engloba um total 841 cidades. Além da Bahia, ele abrange áreas do Acre, Amazonas, Distrito Federal, Espírito Santo, Goiás, Minas Gerais e Mato Grosso.

Nestas localidades podem ocorrer chuva entre 30 e 60 mm/h ou 50 e 100 mm/dia, acompanhados de ventos intensos (60-100 km/h). Há risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétrica.

Outros 130 município da Bahia estão sobe alerta “Amarelo”, de “Perigo Eminente”, com chances de chuvas entre 20 e 30 mm/h ou até 50 mm/dia e ventos intensos (40-60 km/h).
As orientações em caso de rajadas de vento nas áreas de abrangência dos dois alertas são para que se não se abrigue debaixo de árvores, pois há risco de queda e descargas elétricas. Também é recomendado que não se estacione veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda.

Em caso de chuvas intensas, a orientação é para que se evite enfrentar o mão tempo, seja a pé ou em veículos, e que se observe com atenção as alterações nos níveis de rios e demais cursos d’água e também a estabilidade de encostas.

Desligar aparelhos elétricos da tomada ou o quadro geral de energia durante as tempestades também é uma recomendação importantes.
As previsões dos institutos de meteorologia e dos modelos meteorológicos são para a ocorrência de acumulados superiores a 100 mm em toda a metade sul do estado nos próximos dez dias. Nas demais regiões também deve chover, no entanto, em volumes um pouco menores.

«
Anterior
Postagem mais recente
»
Anterior
Postagem mais antiga